PRÁTICA PEDAGÓGICA E A ATIVIDADE DOCENTE

UM ESTUDO DE BASE POPULACIONAL ESCOLAR DO PERCURSO MIGRATÓRIO NA CIDADE DE SEARA – SC

  • Franciele Levandovski Sinnott Silva Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS
Palavras-chave: Educação. Prática Pedagógica. Diversidade cultural

Resumo

A relação entre migrações na história do Brasil e seus múltiplos percursos é algo que marcou e marca o contexto sócio-histórico do país, permanecendo consigo e no povo brasileiro as marcas das transformações advindas por outras culturas (migratórias)...Partimos da concepção de história que retrata a relação da educação, da mudança da língua e do trabalho na sua complexidade. Especificamente a educação veio sendo compreendida como parte da construção dos sujeitos e suas relações com valores, conhecimentos, apropriações da linguagem e da cultura. (CICONE; MORAIS, 2016). Esta histórica relação do Brasil com povos migrantes se estende até os dias atuais, pois, o país ainda permanece recebendo diversas pessoas, que migram, instalando-se em diferentes estados brasileiros. Segundo Lemos (2018) em artigo publicado no site da Secretaria do Estado do Desenvolvimento Social, Santa Catarina era o segundo estado que mais empregou imigrantes, ficando atrás apenas de São Paulo. Desta forma,  propormos como temática de pesquisa adentrar no universo escolar de docentes em instituições de ensino (escolas municipais de Ensino Fundamental I e Educação Infantil), em uma comunidade que vem construindo-se por diferentes culturas, identidades e povoamento migratórios de migrantes que buscam por trabalho laboral na cidade de Seara- SC. Estes migrantes e suas famílias estabelecem vínculos com as escolas, num primeiro momento matriculando e na sequência acompanhando os processos de ensino e aprendizagens de seus filhos.      Com isso, o objetivo geral da pesquisa, é analisar a prática docente diante às diversas culturas que se integram e a inclusão das crianças nos espaços escolares, bem como não sendo estas vistas como o Outro/a mas sim, pertencentes ao espaço que se destina a formação educacional. Também, verificar incidência e prevalência de alunos de outras regiões e países em relação com o os saberes que docentes e estudantes possuem e praticam.  Segundo Veiga (1992, p. 16), “[...] A prática pedagógica é uma dimensão da prática social [...]”. Sendo assim, a prática educacional deve estabelecer vínculos com o ambiente social, analisando-o no todo e respeitando suas especificidades.

Publicado
16-11-2021