A TEMÁTICA DO FUTEBOL COMO DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL E PRÁTICA SOCIOEDUCATIVA

  • Henrique Corrêa Lopes Universidade Franciscana - UFN
  • Leonardo Guedes Henn Universidade Franciscana - UFN
Palavras-chave: educação, história, diversidade cultural

Resumo

Esse projeto teve como finalidade abordar o futebol como instrumento da educação inclusiva, como forma de mudança social, persistindo na ocupação de espaços educacionais, nesse caso a escola, contribuindo como instrumento efetivo dos direitos educacionais, de formação e de inserção social. Dessa forma, os sujeitos que participaram deste projeto, foram adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, internos no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), na cidade de Santa Maria – RS, e alunos da educação básica (EJA) da Escola Estadual de Ensino Médio Humberto de Campos. Foram usadas referências sobre educação inclusiva como: Minetto (2008) e Guebert (2012) e sobre o futebol, Trevisan (2019). Foi escolhida como metodologia, a abordagem qualitativa, com a realização de leituras sobre o assunto em livros e revistas especializadas, a seleção de vídeos e documentários que retratam a história do futebol e seu surgimento no Brasil. Sendo assim, esse projeto teve a possibilidade de atender com engajamento, responsabilidade e acolhimento o compromisso de ressocialização desses adolescentes conforme aborda a missão e os valores da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (FASE). Concluindo que a realização desse projeto educacional favorece a aprendizagem, desenvolve espírito emocional e motivacional aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e por consequência em sua ressocialização no término de sua internação.

Publicado
18-11-2021
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo