ENSINAR CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL:

O QUE DIZEM AS PROFESSORAS?

Palavras-chave: Ensino por Investigação. Formação Continuada. Prática Docente.

Resumo

Este trabalho contempla uma descrição e análise dos diálogos formativos de professoras que ministram aulas para os anos iniciais com atenção para as necessidades em relação ao ensinar Ciências. Tais diálogos são oriundos de um processo de formação continuada que foi realizado tendo como aporte teórico a Investigação-Formação-Ação. A análise do corpus da pesquisa foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva e os resultados retratam a importância de um espaço formativo que contemple a inserção do Ensino de Ciências por Investigação para potencializar as compreensões das professoras sobre a inserção dos conteúdos de Ciências em suas práticas de ensino.

Biografia do Autor

Judite Scherer Wenzel, UFFS

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo – RS.

Atua nos temas: Educar pela pesquisa, formação de professores, significação conceitual, linguagem química. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM).

Judite Scherer Wenzel, UFFS

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo – RS.

Atua nos temas: Educar pela pesquisa, formação de professores, significação conceitual, linguagem química. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM).

Publicado
12-11-2021
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo