AS COMPREENSÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NAS INTER-RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO CTS

  • Daiane Kist UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Sinara München UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Palavras-chave: Prática docente. Ensino de Ciências. Ciência- Tecnologia- Sociedade

Resumo

Ao longo dos últimos anos tem ocorrido inúmeros avanços na sociedade, tanto em setores tecnológicos como também na própria ciência, o que reflete também em mudanças e na busca de qualificação da educação, com intuito de formar sujeitos capazes de compreender e participar de situações diversas que envolvam aspectos científicos e tecnológicos no mundo contemporâneo. Com base nos pressupostos da Educação CTS, em pesquisas em ensino de ciências e em inquietações vividas na minha prática docente, o objetivo desta pesquisa é analisar as inter-relações entre as compreensões e práticas de professores de Ciências a partir da Educação CTS. Com isso, apresenta-se este estudo, que está vinculado à linha 2-Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências – PPGEC e trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada em três etapas. Por meio dessa pesquisa busca-se fornecer elementos para que se compreendam os desafios da inserção dos pressupostos da Educação CTS na prática docente. Com base nos caminhos da pesquisa até aqui é possível afirmar que a mesma evidenciou aspectos relevantes no que tange a inserção dos pressupostos da Educação CTS na prática docente, e ainda buscará identificar aspectos importantes sobre seu desenvolvimento no espaço escolar.

Publicado
16-11-2021