ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Investigação Formação Ação. Construção do conhecimento. Educação Infantil.

Resumo

Este estudo apresenta como temática a formação continuada de professores da Educação Infantil com atenção para o Ensino de Ciências. Destaca-se a importância de uma formação continuada que oportunize ao professor a reflexão na, sobre e para a prática. O estudo realizou-se por meio de revisão de caráter qualitativo do tipo bibliográfico em teses e dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com os descritores: Formação Continuada de Professores, Ensino de Ciências e Educação Infantil. O objetivo consistiu em analisar o que as pesquisas têm apontado acerca da inserção do Ensino de Ciências em espaços de formação continuada. Foram analisados treze trabalhos mediante Análise Textual Discursiva (ATD). No processo analítico emergiram cinco categorias intermediárias e duas categorias finais: a) Formação Continuada de Professores: Espaço de reflexão e diálogo acerca do conhecimento e b) Formação Continuada de Professores e as Políticas Públicas. No presente estudo, apresenta-se uma análise das duas categorias finais. Os resultados apontaram a necessidade de realização da formação continuada que possibilite a compreensão da importância do Ensino de Ciências para a aprendizagem e para o desenvolvimento infantil; indiciou também a importância da inserção dessa temática nos espaços de formação e da instituição de políticas que apoiem os espaços e tempos de formação.

Publicado
12-11-2021
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo