EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR ENTRE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE DESVIOS POSTURAIS

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Prática Pedagógica, Fisiologia do exercício

Resumo

O presente relato apresenta as reflexões acerca da aula interdisciplinar de desvios posturais, que integra a proposta interdisciplinar entre Ciências e Educação Física que objetiva propiciar conhecimentos da fisiologia humana e do exercício a fim de possibilitar aos alunos a busca por hábitos saudáveis. A experiência é uma investigação-ação com 30 alunos do 8º ano de uma escola pública municipal. Como instrumentos de análise de conteúdo temos os diários de bordo das professoras e os de aprendizagem dos alunos. Os resultados indicam que proporcionar conhecimentos sobre os desvios posturais pode vir a auxiliar os estudantes para que futuramente construam hábitos para evitar problemas posturais.

Biografia do Autor

Neusa Maria John Scheid, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

ossui doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001), graduação em Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1980), graduação em Licenciatura Plena Em Biologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1983). Realizou estágio Pós Doutoral no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa -Portugal, em 2014, com bolsa concedida pela CAPES. Atualmente é professora tempo integral na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - campus de Santo Ângelo na qual atua como docente na graduação, como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação científica para a promoção da cidadania, ensino de ciências mediado por TIC e história da Ciência aplicada ao ensino.

Publicado
11-11-2021
Seção
Eixo 04: CIÊNCIAS DA SAÚDE - Relato de Caso