PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE
A IMPORTÂNCIA DO OUVIR E FALAR COM O OUTRO
Palavras-chave:
Educação continuada. Oficinas. Enfermagem.Resumo
O cuidado com a saúde necessita de muito esforço, dedicação e conhecimento, profissionais que atuam na enfermagem, é indispensável que estejam bem preparados em acolher e realizar um atendimento qualificado e humanizado. Na atuação enquanto profissional vivencia-se uma necessidade por aprendizado, devido a evolução da criticidade dos pacientes, para que as demandas diárias sejam desempenhadas da melhor forma possível, e o resultado na recuperação do paciente seja atingido. Com a finalidade do profissional receber a oportunidade de aperfeiçoar a sua prática, refletindo sobre o seu trabalho existe a formação e desenvolvimento profissional em seu próprio ambiente de trabalho que é Educação Permanente em Saúde (EPS), que pode ser considerada como sinônimo de aprendizado, que de forma constante, estimula a alcançar novos saberes tornando os profissionais capacitados para a manutenção da qualidade dos serviços de saúde prestados à população. Assim, o desafio reside na proposição de atividades de educação permanente de forma satisfatória e que possam gerar resultados positivos para os sujeitos envolvidos. A pesquisa teve como objetivo compreender qual é o papel da formação continuada e quais práticas podem potencializar o trabalho das equipes de enfermagem. A metodologia utilizada foi a qualitativa para compreensão da totalidade dos fenômenos, a fim de valorizar o subjetivo para a partir dele interpretar as experiências dos envolvidos. A pesquisa foi realizada em hospital de grande porte que é referência na região macro missioneiro do Estado do Rio Grande do Sul, conduzida com os coordenadores de grupos assistenciais e posteriormente com profissionais de enfermagem e técnicos de enfermagem do referido hospital. Para tanto, foram realizados encontros de formação com os coordenadores para analisar e identificar as reais demandas das equipes de saúde. De posse das informações o grupo de coordenadores num processo conjunto de reflexão/ação elencou e planejou as ações pedagógicas e as possibilidades de aplicabilidade de acordo com a realidade da instituição. O desenvolvimento das práticas teve uma boa aceitação e participação dos profissionais da saúde envolvidos, pois essas foram pensadas a partir das necessidades do coletivo contribuindo para o aprimoramento do ensino e aprendizagem das equipes no âmbito da educação permanente em saúde. O processo de formação aqui apresentado supera a lógica da formação vertical, ao propor uma formação continuada baseada nos anseios e nas demandas dos profissionais de saúde e dos setores nos quais se encontram lotados, pois ao ouvir o outro e falar com ele, houve a proposição de práticas pedagógicas por meio de oficina de simulações realísticas que possibilitaram aos sujeitos envolvidos novas aprendizagens de saúde e o cuidado com a vida.