PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE

A IMPORTÂNCIA DO OUVIR E FALAR COM O OUTRO

Palavras-chave: Educação continuada. Oficinas. Enfermagem.

Resumo

O cuidado com a saúde necessita de muito esforço, dedicação e conhecimento, profissionais que atuam na enfermagem, é indispensável que estejam bem preparados em acolher e realizar um atendimento qualificado e humanizado. Na atuação enquanto profissional vivencia-se uma necessidade por aprendizado, devido a evolução da criticidade dos pacientes, para que as demandas diárias sejam desempenhadas da melhor forma possível, e o resultado na recuperação do paciente seja atingido. Com a finalidade do profissional receber a oportunidade de aperfeiçoar a sua prática, refletindo sobre o seu trabalho existe a formação e desenvolvimento profissional em seu próprio ambiente de trabalho que é Educação Permanente em Saúde (EPS), que pode ser considerada como sinônimo de aprendizado, que de forma constante, estimula a alcançar novos saberes tornando os profissionais capacitados para a manutenção da qualidade dos serviços de saúde prestados à população. Assim, o desafio reside na proposição de atividades de educação permanente de forma satisfatória e que possam gerar resultados positivos para os sujeitos envolvidos. A pesquisa teve como objetivo compreender qual é o papel da formação continuada e quais práticas podem potencializar o trabalho das equipes de enfermagem. A metodologia utilizada foi a qualitativa para compreensão da totalidade dos fenômenos, a fim de valorizar o subjetivo para a partir dele interpretar as experiências dos envolvidos. A pesquisa foi realizada em hospital de grande porte que é referência na região macro missioneiro do Estado do Rio Grande do Sul, conduzida com os coordenadores de grupos assistenciais e posteriormente com profissionais de enfermagem e técnicos de enfermagem do referido hospital. Para tanto, foram realizados encontros de formação com os coordenadores para analisar e identificar as reais demandas das equipes de saúde. De posse das informações o grupo de coordenadores num processo conjunto de reflexão/ação elencou e planejou as ações pedagógicas e as possibilidades de aplicabilidade de acordo com a realidade da instituição. O desenvolvimento das práticas teve uma boa aceitação e participação dos profissionais da saúde envolvidos, pois essas foram pensadas a partir das necessidades do coletivo contribuindo para o aprimoramento do ensino e aprendizagem das equipes no âmbito da educação permanente em saúde. O processo de formação aqui apresentado supera a lógica da formação vertical, ao propor uma formação continuada baseada nos anseios e nas demandas dos profissionais de saúde e dos setores nos quais se encontram lotados, pois ao ouvir o outro e falar com ele, houve a proposição de práticas pedagógicas por meio de oficina de simulações realísticas que possibilitaram aos sujeitos envolvidos novas aprendizagens de saúde e o cuidado com a vida.

 

Biografia do Autor

rosa maria zorzan de paula, PAULA, R. M. Z., Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Enfermagem pela Sociedade Educacional Três de Maio SETREM (2006). Especialização em Urgência, Emergência e Trauma- Celer (2010). Especialização em Formação Pedagógica para Docentes da Educação Profissional e Tecnológica em Ambiente, Saúde e Segurança - Celer (2011). Especialização em Enfermagem do Trabalho - Facisa (2013). MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde - FGV (2016). Mestranda em Ensino de Ciências - Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.  Atualmente é gerente de assistência hospitalar do HOSPITAL VIDA E SAÚDE - SANTA ROSA -RS . Docente nos cursos de Graduação em Enfermagem na Faculdade Três de Maio - SETREM e Faculdade Integrada Machado de Assis - FEMA. 

Eliane GONÇALVES DOS SANTOS, SANTOS, E. G., Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2002). Especialização em Interdisciplinaridade pela FACIPAL (2003). Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico (2011) pela URI. Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), com período sanduíche na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Já atuou como professora da Educação Básica. Atualmente professora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo e docente do Programa de Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências (PPGEC), atuando na pesquisa, extensão e docência, principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores, cinema e o ensino de ciências/biologia, educação em saúde, práticas pedagógicas, história da ciência e concepções de ciência, Metodologias de ensino. Coordenou o PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências Biológicas, Residência Pedagógica/CAPES, Subprojeto Multidisciplinar 2018/2020 e atualmente coordena o Residência Pedagógica, Subprojeto Biologia, Física, Química. Membro do grupo de pesquisa GEPECIEM.

Publicado
16-11-2021