A SIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS SOBRE VIROLOGIA

PERCEPÇÕES A PARTIR DAS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA

Palavras-chave: Mediação. Ensino de Biologia. Teoria Histórico-Cultural

Resumo

A presente pesquisa objetiva investigar como estudantes de Biologia do 2º ano do Ensino Médio noturno de uma escola pública do município de Cerro Largo/RS, desenvolvem a significação de conceitos científicos sobre Virologia a partir das interações em sala de aula. O referencial teórico Histórico-Cultural de Vigotski (2009) foi a principal fonte teórica deste estudo. Do ponto de vista metodologico a pesquisa é qualitativa caracterizada como pesquisa bibliográfica e método experimental. Para a coleta de dados por meio da intervenção experimental foi elaborada uma Sequência Didática para o ensino de Virologia com oito aulas sobre Vírus, Dengue, Covid-19 e vacinação. Todas as atividades foram fundamentadas pelo referencial teórico Histórico-Cultural em relação ao desenvolvimento de conceitos e as interações envolvidas nesse processo. Os resultados construidos indicaram a importância e a recorrência das interações entre professor e aluno, aluno e professor e entre pares; interações expressas do tipo discursivas, orais, verbais e sociais e do papel da mediação no ensino e aprendizagem de conceitos. O uso da palavra é apontado pelo corpus de análise dos trabalhos que compuseram a revisão bibliográfica, como o principal signo mediador da aprendizagem, indo ao encontro das concepções de Vigotski (2009), ao destacar que o uso funcional da palavra é um signo por excelência. 

Biografia do Autor

Sandra Maria Wirzbicki, UFFS

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação nas Ciências e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Atualmente é Professora Adjunta da área de Ensino de Biologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Realeza, com atuação nos estágios curriculares supervisionados, metodologia e práticas de Ensino. Atua na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Estágios, Conteúdos Estruturantes, Metodologia no Ensino de Ciências/Biologia, Avaliação, Livro Didático. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências Naturais (GPECieN) grupo consolidado junto ao Diretório de Grupos do CNPq. Atua como Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFFS - Campus Cerro Largo.

Publicado
05-11-2021