A SIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS SOBRE VIROLOGIA
PERCEPÇÕES A PARTIR DAS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Mediação. Ensino de Biologia. Teoria Histórico-CulturalResumo
A presente pesquisa objetiva investigar como estudantes de Biologia do 2º ano do Ensino Médio noturno de uma escola pública do município de Cerro Largo/RS, desenvolvem a significação de conceitos científicos sobre Virologia a partir das interações em sala de aula. O referencial teórico Histórico-Cultural de Vigotski (2009) foi a principal fonte teórica deste estudo. Do ponto de vista metodologico a pesquisa é qualitativa caracterizada como pesquisa bibliográfica e método experimental. Para a coleta de dados por meio da intervenção experimental foi elaborada uma Sequência Didática para o ensino de Virologia com oito aulas sobre Vírus, Dengue, Covid-19 e vacinação. Todas as atividades foram fundamentadas pelo referencial teórico Histórico-Cultural em relação ao desenvolvimento de conceitos e as interações envolvidas nesse processo. Os resultados construidos indicaram a importância e a recorrência das interações entre professor e aluno, aluno e professor e entre pares; interações expressas do tipo discursivas, orais, verbais e sociais e do papel da mediação no ensino e aprendizagem de conceitos. O uso da palavra é apontado pelo corpus de análise dos trabalhos que compuseram a revisão bibliográfica, como o principal signo mediador da aprendizagem, indo ao encontro das concepções de Vigotski (2009), ao destacar que o uso funcional da palavra é um signo por excelência.