A IMPORTÂNCIA DA SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃ DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

  • Daniele Bremm Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Palavras-chave: Investigação-Ação, Narrativas Reflexivas, Ensino de Ciências

Resumo

O presente estudo está voltado para a compreensão da dinâmica dos processos de formação continuada de professores de Ciências. Nosso objetivo é compreender o papel desempenhado pelo processo de Sistematização de Experiências (SE) em um contexto situado de formação de professores de Ciências que desenvolve a Investigação-Formação-Ação (IFA) (GÜLLICH, 2013). Frente a isso, temos como problemática norteadora conceitualizar e compreender: o que se mostra como SE no processo de IFA de professores de Ciências que participam de um contexto interativo entre formação inicial e continuada? Em vistas de responder a problemática de pesquisa, procedemos com: i) o desenvolvimento da revisão de literatura acerca dos processos de sistematização em contextos de formação de professores, em contexto latino-americano e europeu para propor avanço conceitual à compreensão da SE, bem como realizamos uma abordagem histórica do conceito de Investigação-Ação (IA) (CARR; KEMMIS, 1988), por meio da busca de dados no site do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, a partir da Base de Dados de Teses e Dissertações (BDTD); ii)  a análise dos DF na busca por compreender a importância  deles para o processo de SE; sendo os DF produzidos pelos participantes de um contexto interativo entre formação inicial e continuada, a saber: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS. No contexto interativo em questão, a IFA em Ciências (IFAC) é tomada como modelo de formação de professores, nos quais a reflexão crítica é vista  como uma categoria formativa, e o coletivo de formação segue os princípios da formação em tríade de interação de modo a ser colaborativa e compartilhada (GÜLLICH, 2013, PERSON; BREMM; GÜLLICH, 2019) entre professores formadores; professores da Educação Básica da área da Ciências da Natureza e professores em formação inicial dos cursos de Ciências Biológicas, Química e Física, da UFFS. Nosso corpus de pesquisa é composto por 14 teses e dissertações coletadas na BDTD e 14 DF de professoras participantes dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências. O corpus de pesquisa foi analisado por meio da Análise Textual e Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011), seguindo as etapas de: Unitarização; Categorização e Produção do Metatexto, o que configura esta pesquisa como qualitativa. Em uma primeira análise das teses e dissertações destacamos discussões com base nos conceitos de SE utilizados pelos autores, com vistas de formular e defender um conceito possível de SE para as necessidades da formação de professores de Ciências: Sistematização de Experiências como um macroprocesso central ao desencadeamento da Investigação-Formação-Ação em Ciências (IFAC) (BREMM; GÜLLICH, 2020-a). Em um segundo movimento de análise sobre as teses e dissertações, verificamos que os autores que fazem uso do processo de SE em sua formação possuem, em sua maioria, a concepção de Investigação-Ação Crítica. A análise dos DF nos permitiu verificar que o mesmo é tido pelos participantes dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências, como um Espaço de Sistematização e Ressignificação das Experiências, o que nos permite compreender que o coletivo de formação em questão, contribui para a formação e constituição docente, por meio de processos reflexivos que são instigados pela mediação da SE, escrita sob a forma de narrativas reflexivas em DF, ao passo que sente-se a necessidade de torná-las um Diálogo Formativo (BREMM; GÜLLICH, 2020-b). Compreendemos, portanto, que a análise das teses e dissertações e dos DF apontam para a compreensão da SE como um macroprocesso central ao desencadeamento da IFAC, atuando como elemento potencializador da reflexão crítica coletiva, que culmina na construção de saberes/identidades docentes, no desenvolvimento profissional e do currículo. Dessa forma, a SE torna-se essencial quando objetivarmos a formação pelo modelo e no contexto da IFAC na busca pela transformação da prática e dos processos de ensinar e aprender Ciências.  

Publicado
18-11-2021