Formação e Docência no Ensino Superior em Ciências

  • Franciele Siqueira Radetzke Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Este estudo trata da formação continuada dos formadores de professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), participantes do projeto de extensão: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo

- RS. O estudo decorre da defesa da compreensão do processo de formação continuada como um espaço e tempo de diálogo formativo e de (re)construção de concepções acerca do fazer pedagógico em sala de aula, saberes e teorias, tendo como questões centrais: qual o papel e quais são os elementos constituintes da formação continuada no Ensino Superior (ES)? A produção de narrativas sobre histórias de vida dos professores investigados e o estudo da Investigação-Formação-Ação (IFA), como fundamento téorico, contribuíram para defender a perspectiva da formação continuada como necessária à melhoria dos processos de ensinar e de aprender. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo compreender o papel e os elementos constitutivos da formação continuada no ES, considerando o contexto de investigação circunscrito à área de CNT. O procedimento usado para a produção dos resultados foi a produção de escritas narrativas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. No referido estudo foram pesquisados seis Professores atuantes no ES da UFFS, Campus Cerro Largo- RS da área de CNT. Dois são da área de Ciências Biológicas, dois da Física e dois da Química, sendo três com formação de Pós-graduação na área básica de Biologia, Física e Química e os outros três com Pós-graduação em Educação. Os docentes investigados são participantes do processo de formação continuada desenvolvidos no projeto Ciclos Formativos. Dos Ciclos, participam de modo colaborativo e compartilhado professores formadores, professores da rede básica e licenciandos. A discussão foi ancorada na análise temática de conteúdo. As concepções expressas pelos participantes apontam para a reflexão e melhoramento das práticas pedagógicas em diálogo com a formação inicial e Educação Básica como importantes. A pesquisa também destacou a necessidade de atenção aos elementos constituintes do processo de formação continuada: o diálogo formativo, a sistematização de experiências e as narrativas reflexivas. Nos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências, os encontros contemplam o compartilhamento de experiências e a leitura e discussão de referenciais teóricos que favorecem a constituição do sujeito professor formador (do ES) no coletivo junto à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica.

Publicado
18-11-2021