COMPREENSÕES SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO EM CIÊNCIAS

  • Larissa Lunardi Universidade Federal de Santa Maria
  • Rúbia Emmel
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Constituição docente, Formação Inicial de professores

Resumo

Essa investigação tem como objetivo compreender as relações entre as metodologias do ensino de Ciências, a Investigação-Formação-Ação em Ciências (IFAC) e a formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Neste processo consideramos a reflexão como categoria formativa, já que permite analisar e repensar a prática docente (ALARCÃO, 2011; GÜLLICH, 2012). O instrumento utilizado para guiar a reflexão foi o diário de formação (PORLÁN; MARTÍN, 1997; EMMEL, 2015) em que os licenciandos escreviam, por meio de narrativas, sobre suas próprias experiências, concepções e compreensões. Nesse contexto, foi possível reconhecer as compreensões dos licenciandos sobre suas memórias, suas concepções de ensino de Ciências e as transformações desses olhares, perpassando as racionalidades, iniciando pela técnica e em busca da crítica. Ao refletir o professor tende a melhorar suas concepções, compreensões e ações em um contexto de ensino. Por isso, propõe-se o diálogo entre licenciandos e professores formadores como forma de refletir sobre a docência por meio da intervenção da mestranda em virtude do Estágio de Docência. O processo foi conduzido com 14 licenciandos matriculados no componente curricular de Prática enquanto Componente Curricular III (PeCC III). Assume-se a função de pesquisadoras de segunda ordem, ao investigar as escritas narrativas de outros pesquisadores, os licenciandos. Nesse sentido, questiona-se: como a dinamização do processo de formação inicial de professores de Ciências e Biologia pela IFAC pode conferir avanços nas compreensões dos licenciandos sobre as metodologias do ensino de Ciências? Assume-se a hipótese de que processos de formação inicial mediados pela IFAC no contexto da PeCC III permitiriam aos licenciandos diálogos críticos, transformação de concepções que ressignificariam as metodologias do ensino de Ciências. Na busca de caminhos metodológicos, esta IFAC apresenta elementos da abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). A pesquisa documental foi realizada em dissertações e teses encontradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e a análise temática de conteúdo revelou as linhas teóricas e diferentes concepções acerca da Investigação-Ação (IA). A pesquisa documental nos diários de formação dos 14 licenciandos pela Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2016) das escritas narrativas possibilitou compor a paisagem do mosaico, pela emergência das compreensões, desenhado por meio de ciclos reflexivos (categorias intermediárias) e espirais reflexivas (categorias finais). Foram constituídas nove espirais reflexivas durante a investigação: 1) Histórias e memórias dos licenciandos sobre as aulas de Ciências durante a Educação Básica; 2) Memórias dos licenciandos sobre as professoras de Ciências; 3) Conhecendo o presente através do passado: lembranças das metodologias no ensino de Ciências; 4) Conhecendo o passado a partir do presente: as concepções de ensino de Ciências no processo de IFAC da PeCC III; 5) Uma nova espiral em expansão: transformando os motivos para ensinar Ciências; 6) As metodologias e o ensino de Ciências: concepções e reflexões; 7) Mosaicos, metodologias e experimentação na PeCC III: transformando concepções de aula prática; 8) Um novo mosaico sobre os planejamentos e as metodologias de ensino de Ciências; e 9) Reflexões sobre os desafios da Pandemia da Covid-19: (trans)formações necessárias e um novo olhar para o mosaico. Essa IFAC, no contexto da PeCC III, permitiu aos licenciandos diálogos críticos e transformação de concepções ressignificando o ensino de Ciências. Ademais, como pressuposto pelas análises nas espirais e ciclos reflexivos, este processo foi inerente à constituição docente dos envolvidos. Neste âmbito, foi possível refletir a partir das análises dos movimentos formativos acerca da IFAC na promoção da racionalidade crítica e/ou emancipatória no ensino de Ciências.

Publicado
17-11-2021