PERSPECTIVA DE CONFIGURAÇÃO CURRICULAR
ARTICULANDO A ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA E A CTS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Procuramos, mediante configurações curriculares, a real participação de agentes maiores, a quem se disponibiliza grande parte das atribuições curriculares e nos quais irão refletir: os Professores da Educação Básica e Estudantes. Sendo contribuições na configuração de currículo escolar a partir da articulação entre a abordagem temática freireana e da Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), desenvolvida de forma interdisciplinar, na busca de um currículo democrático e participativo, formador de sujeitos críticos e transformadores de sua realidade, considerando a problematização do contexto social do educando como ponto de partida de sua aprendizagem. Objetivando sinalizações de encaminhamentos para a construção de currículos escolares estruturados em temas que tragam problemáticas reais da CT, como também, salientar os desafios e possibilidades associados ao desenvolvimento de uma configuração curricular fundamentada nos pressupostos da articulação Freire – CTS, cujo foco seja a realidade dos estudantes.