A BNCC E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS

Resumo

Esta pesquisa é qualitativa, com corpus de análise composto pela BNCC. Objetivamos reconhecer de que forma a Alfabetização Científico-tecnológica e a Abordagem Temática estão contempladas nela. Como metodologia usamos a Análise Textual Discursiva, emergiram as categorias: ensino de ciências no Ensino Fundamental e a abordagem temática; e alfabetização científico-tecnológica para o ensino de ciências nos anos iniciais. Percebemos na BNCC intencionalidades em promover a ACT e abordagem temática, mas não é possível assegurar que este currículo, de fato, seja viável de se consolidar na prática.   

Biografia do Autor

Sandra Fabiane Kleszta, UFFS

Pedagoga, Professora da Educação Básica (Anos Iniciais), Mestranda do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências -PPGEC da Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS

Rosemar Ayres dos Santos

Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2009), Mestre em Educação (2012) e Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências da Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo. 

Publicado
12-11-2021
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo