A BNCC E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS

Autores

Resumo

Esta pesquisa é qualitativa, com corpus de análise composto pela BNCC. Objetivamos reconhecer de que forma a Alfabetização Científico-tecnológica e a Abordagem Temática estão contempladas nela. Como metodologia usamos a Análise Textual Discursiva, emergiram as categorias: ensino de ciências no Ensino Fundamental e a abordagem temática; e alfabetização científico-tecnológica para o ensino de ciências nos anos iniciais. Percebemos na BNCC intencionalidades em promover a ACT e abordagem temática, mas não é possível assegurar que este currículo, de fato, seja viável de se consolidar na prática.   

Biografia do Autor

  • Sandra Fabiane Kleszta, UFFS

    Pedagoga, Professora da Educação Básica (Anos Iniciais), Mestranda do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências -PPGEC da Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS

  • Rosemar Ayres dos Santos

    Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2009), Mestre em Educação (2012) e Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências da Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo. 

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Publicado

12-11-2021

Edição

Seção

Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo