A LINGUAGEM MULTIMODAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Angelita Lopes Dahmer Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sandra Maria Wirzbicki Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Multimodos, Aprendizagem, Imagens

Resumo

A linguagem multimodal no ensino de Ciências vem sendo tema de pesquisas que apresentam as potencialidades de fragilidades desse trabalho em sala de aula. A linguagem multimodal refere-se à exploração de diversos modos para comunicar sentidos e significar os fenômenos das Ciências da Natureza e de outras áreas do ensino. O objetivo deste trabalho é apresentar um levantamento sobre a linguagem multimodal no ensino de Ciências. Foi realizada uma busca na Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, escolhida por ser um periódico qualificado (Qualis A1) na área de ensino em Ciências da Natureza, publicado em formato digital. Utilizamos o descritor multimodal para localizar as publicações referentes à linguagem multimodal, e, assim, foram encontrados cinco artigos, publicados no período de 2008 a 2020. A análise das publicações aconteceu por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016). Foram identificados nos artigos as unidades de significado (US): multimodalidade, signos visuais, multimodos, meios semióticos, linguagem e letramento. As mesmas foram associadas a 29 US nos artigos analisados. Na categorização agrupamos essas USs em cinco categorias iniciais e três categorias intermediárias, de onde emergiram duas categorias finais: a) Instrumentalização do professor – nessa categoria percebemos que, para o trabalho com a linguagem multimodal em sala de aula, é fundamental a formação inicial ou continuada dos professores no sentido de avançar e qualificar o trabalho; b) Reconfiguração da sala de aula – a categoria indica-nos que a utilização de diferentes modos para expressar uma mesma ideia pode possibilitar aos alunos significar os conceitos, o que pode conduzir à qualificação das aprendizagens na área das Ciências da Natureza. Concluímos que a linguagem multimodal tem potencial para a qualificação das aprendizagens em sala de aula, sendo usada por professores, no entanto é pouco explorada nas salas de aula por falta de letramento na formação inicial e continuada na linguagem multimodal.

Biografia do Autor

Sandra Maria Wirzbicki, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação nas Ciências e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Atualmente é Professora Adjunta da área de Ensino de Biologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) ? Campus Realeza, com atuação nos estágios curriculares supervisionados, metodologia e práticas de Ensino. Atua na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Estágios, Conteúdos Estruturantes, Metodologia no Ensino de Ciências/Biologia, Avaliação, Livro Didático. Integrante do grupo de pesquisa ?Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências Naturais (GPECieN) grupo consolidado junto ao Diretório de Grupos do CNPq. Atua como Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFFS - Campus Cerro Largo.

Publicado
12-11-2021
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo