DIALOGANDO SOBRE A CONSCIENTIZAÇÃO COM FREIRE E SAVIANI:

CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE

  • Bianca Joana Mattia Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Carla Rosane Paz Arruda Teo
Palavras-chave: Saúde. Educação. Consciência

Resumo

Contextualização: Torna-se imprescindível aqui, para iniciar, situar o contexto desse trabalho, que consiste no processo de reorientação do modelo assistencial em curso no Brasil. As mudanças no Sistema de Saúde no país, a partir da Constituição Federal de 1988 e com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1990, requerem novas formas de gerir e cuidar, emergindo, daí, a necessidade de reorientar a formação dos profissionais de saúde. Aporte teórico:  é diante do exposto que esse trabalho procura, no diálogo com a Pedagogia da Libertação de Paulo Freire e com a Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval Saviani, fundamentos teóricos que subsidiem a formação profissional para um modelo de saúde coerente com o movimento de consolidação do SUS. Com base no panorama apresentado, é necessário compreender que os futuros profissionais precisam conhecer a realidade e as multiplicidades de sentidos existentes, compreender que existem processos sociais que os condicionam, mas não os determinam, para que, então, possam passar da contemplação para a transformação do mundo por meio da práxis. Portanto, é preciso que a formação dos profissionais de saúde passe por uma mudança não somente de modelos e práticas, mas de paradigma. Objetivo: refletir sobre a categoria consciência nas teorias de Paulo Freire e Dermeval Saviani e suas contribuições para a formação profissional em saúde. Metodologia: o referencial teórico-metodológico escolhido para lidar com o objeto de investigação é o materialismo histórico-dialético que estuda as características da vida em sociedade, evolução histórica e prática social, no desenvolvimento da humanidade. Por sua vez, baseia-se na interpretação dialética de mundo, oferece uma concepção científica da realidade, enriquecida pela prática social, mostrando como a matéria se transforma e como realiza-se a passagem de formas inferiores a superiores (TRIVIÑOS, 2017). Resultados: É importante ressaltar, aqui, que para Paulo Freire e Dermeval Saviani a consciência não é somente reflexo da realidade. Os autores afirmam a relação dialética da consciência com a realidade, sendo que essa relação possibilita a transformação de ambas. Nesse sentido, a consciência e o processo de conscientização têm relevo para Freire e Saviani no que diz respeito às relações de opressão e das formas de libertação dos sujeitos. A consciência é importante elemento para o materialismo histórico-dialético e ponto de encontro nas pedagogias de Freire e Saviani. A educação deve possibilitar ao homem sair de uma consciência mágica, chegando à uma consciência crítica no processo educacional. Esse processo é chamado por Paulo Freire de conscientização. De mesmo modo, Saviani refere a possibilidade de a educação levar o homem a ascender do senso comum à consciência filosófica. Nesse processo, o homem parte de seu conhecimento empírico cotidiano rumo a um conhecimento elaborado e filosófico. A consciência mágica é o primeiro momento da consciência, apresenta uma visão ingênua e fatalista das coisas. A consciência transitiva é, em um primeiro momento, ingênua. Os problemas são vistos com simplicidade e com explicações que, muitas vezes, são fabulosas. Existe nela uma fragilidade na argumentação e um forte teor emocional e polêmico com tendência a explicações mágicas. A transitividade crítica, por sua vez, é alcançada por meio de uma educação dialógica e se caracteriza pela profundidade na interpretação dos problemas e pela compreensão das coisas e dos fatos como eles se dão na existência empírica, em suas correlações causais e de circunstâncias. É importante ressaltar que esse processo de trânsito das consciências não se dá de forma automática ou mecânica, mas é efeito de um trabalho educativo crítico (FREIRE, 2018). Saviani afirma que passar do senso comum à consciência filosófica significa passar de uma visão fragmentada, incoerente, desarticulada e mecânica para uma concepção unitária, coerente e articulada de mundo. Esse processo se dá pela pela passagem do concreto imediato ao concreto pensado pela mediação do abstrato. O concreto, nesse caso, é o ponto de partida e o ponto de chegada do conhecimento. O concreto como ponto de partida é o concreto real, enquanto o concreto como ponto de chegada é o concreto pensado. O verdadeiro ponto de partida e de chegada é o concreto, sendo que o empírico e o abstrato são momentos do processo de conhecimento. Por esse processo é possível realizar a apropriação do real-concreto em que a passagem do empírico ao concreto se refere à passagem do senso comum à consciência filosófica. Essa passagem é condição necessária para conceber a educação em uma perspectiva revolucionária (SAVIANI, 2013). Assim, tanto a conscientização para Freire, quanto a passagem do senso comum à consciência filosófica para Saviani, são movimentos do pensamento, em que o educando toma para si o mundo real, sua prática social, sua vida cotidiana e reflete, problematiza, busca as contradições, aprende e transforma o mundo concreto. Portanto, esse processo não ocorre de forma espontânea, tornando imprescindível o papel educativo, em todos os níveis, nesse desenvolvimento. Nisso consiste as contribuições da conscientização em Paulo Freire e Dermeval Saviani para a formação profissional em saúde.

Publicado
11-11-2021