Mapeamento de Dissertações e Teses sobre PCK na Formação de Professores de Ciências

  • Andressa Vargas de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo
  • Rúbia Emmel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Santa Rosa https://orcid.org/0000-0002-4701-8959
Palavras-chave: Formação docente;, Mapeamento;, Conhecimento dos Professores

Resumo

Esta pesquisa apresenta o mapeamento desenvolvido a partir da busca de dissertações e teses brasileiras disponíveis na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações. Teve-se como objetivo mapear as pesquisas brasileiras sobre PCK na formação de professores de Ciências. Caracteriza-se pela abordagem qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, com análise dos dados pela análise de conteúdo. O mapeamento indicou um quantitativo de 19 dissertações e teses entre os anos de 2003 a 2019. As pesquisas acerca do tema se centram na Região Sudeste, não sendo encontradas pesquisas na Região Nordeste. Os Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências se destacaram com o maior número de pesquisas (9 de 19).

Biografia do Autor

Rúbia Emmel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Santa Rosa

Possui Licenciatura em Pedagogia, pela Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM (2008), Especialização em Educação Infantil e Alfabetização (2009), Mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2011) e Doutorado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2015). Durante o Curso de Doutorado, participou de Projeto de Pesquisa: Concepções de Saúde e Educação para a Saúde na formação continuada de Professores: contribuições a organização curricular da educação básica e superior, no Centro de Investigação e Estudos da Criança, da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Atuou como Pedagoga/Técnica Administrativa em Educação, junto ao Departamento de Ensino do Câmpus Feliz, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Foi professora de ensino superior, no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Sociedade Educacional Três de Maio/SETREM. Foi Professora Adjunta, Magistério Superior, no Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade do Tocantins - UFT, Câmpus Arraias.Atuou como Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, IFRS, Câmpus Feliz, na área da Pedagogia. Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal Farroupilha, IFFAR, Câmpus Santa Rosa, na área de Pedagogia, nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Ciências Biológicas.Professora do Quadro permanente do PPGEC - Mestrado em Ensino de Ciências. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas - GEPPEPPE, UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul). Pesquisadora do Grupo de Estudos em Formação Docente, IFFAR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Formação de Professores, Fundamentos e Metodologias do Ensino de Ciências, Educação Infantil, Pesquisa em Educação, Pesquisa-ação, Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado, livro didático, cultura escolar, Gestão Educacional, Coordenação Pedagógica.

Publicado
12-11-2021
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo