Um novo olhar sobre a educação inclusiva no Século XXI

  • Monalisa da Silva SEDSC
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Mudanças, Olhar humanizado.

Resumo

Resumo: Este estudo traz uma reflexão sobre um novo olhar sobre a educação inclusiva no século XXI.  Um dos principais objetivos deste estudo é a conscientização dos profissionais sobre como está nosso olhar, nossa escuta, nossos gestos, diálogos e a nossa atuação para a efetivação da inclusão nas escolas. Como metodologia foi buscado conhecimento sobre o assunto na área a partir de materiais publicados em livros, artigos, dissertações e teses, trazendo como aporte os autores como António Nóvoa, Paulo Freire, Francisco Imbernón, Miguel Arroyo dentre outros. Os resultados apontam que é possível confirmar que a educação inclusiva sempre foi pautada em um atendimento segregado, substituindo o papel da escola regular de ensino e que nesse momento é preciso assegurar um sistema educacional inclusivo com mudanças e inovações para o atendimento de todos os alunos independentemente de suas condições sejam elas físicas, intelectuais, sociais, emocionais, dentre outras.

Publicado
17-11-2021
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo