DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E CIÊNCIA-TECNOLOGIA EM PESQUISAS BRASILEIRAS

Autores

  • Ana Paula Butzen Hendges Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Rosemar Ayres dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Mulheres enfrentam estereótipos e preconceitos de gênero que podem influenciar a vida profissional na CT. Objetivamos compreender e analisar o que se mostra em teses e dissertações sobre gênero e CT no ensino de ciências. Metodologicamente, trata-se de uma revisão bibliográfica, utilizando a Análise Textual Discursiva, em que emergiram 3 categorias: 1) O discurso do não pertencimento da mulher na CT 2) A (in)visibilidade de modelos femininos que fizeram/fazem CT e 3) Mães-cientistas e as jornadas de trabalho multiplicadas. A família, a escola, as/os professoras(es) e a promoção de políticas públicas de apoio e incentivo são meios essenciais para mostrar a CT como carreira possível para mulheres.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Butzen Hendges, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

    Acadêmica do Curso de Física Licenciatura, UFFS, Campus Cerro Largo, Bolsista de Iniciação Tecnológica do CNPq

     

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Publicado

12-11-2021

Edição

Seção

Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo