DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E CIÊNCIA-TECNOLOGIA EM PESQUISAS BRASILEIRAS

  • Ana Paula Butzen Hendges Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Rosemar Ayres dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Mulheres enfrentam estereótipos e preconceitos de gênero que podem influenciar a vida profissional na CT. Objetivamos compreender e analisar o que se mostra em teses e dissertações sobre gênero e CT no ensino de ciências. Metodologicamente, trata-se de uma revisão bibliográfica, utilizando a Análise Textual Discursiva, em que emergiram 3 categorias: 1) O discurso do não pertencimento da mulher na CT 2) A (in)visibilidade de modelos femininos que fizeram/fazem CT e 3) Mães-cientistas e as jornadas de trabalho multiplicadas. A família, a escola, as/os professoras(es) e a promoção de políticas públicas de apoio e incentivo são meios essenciais para mostrar a CT como carreira possível para mulheres.

Biografia do Autor

Ana Paula Butzen Hendges, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Acadêmica do Curso de Física Licenciatura, UFFS, Campus Cerro Largo, Bolsista de Iniciação Tecnológica do CNPq

 
Publicado
12-11-2021
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo