MUDANÇAS CURRICULARES NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

OLHARES SOBRE A BNCC E O ATUAL PNLD

Palavras-chave: Políticas educacionais. BNCC. PNLD.

Resumo

A partir das mudanças curriculares que vêm sendo implementadas no país, oriundas das redefinições das políticas educacionais, vive-se um processo de debates sobre os movimentos de readequação nas escolas. O objetivo é refletir sobre esse processo analisando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A questão investigada é: de que modo tem se delineado a BNCC e o PNLD e como podem influenciar em mudanças nas escolas? Este trabalho se configura com caráter crítico-reflexivo a partir de interpretações de cunho teórico-bibliográfico.

Biografia do Autor

Adriana Maria Andreis, BR, UFFS, campus Chapecó

Professora na Universidade Federal Da Fronteira Sul - UFFS/Chapecó/SC, na Licenciatura em Geografia, PPGGeo/Mestrado em Geografia e PPGE/Mestrado em Educação.

Doutora em Educação nas Ciências: concentração Geografia pela UNIJUI/RS com doutorado sanduíche pela Universidad Autónoma de Madrid - UAM, Espanha.

Mestre em Educação nas Ciências - com área de concentração em Geografia pela UNIJUI - Ijuí/RS. Graduada em Geografia pela URI Santo Ângelo/RS e especialista em Ensino da Geografia pela UNIFRA Santa Maria/RS.

Atuação durante mais de vinte anos como professora na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio).

Realiza pesquisa, extensão e ensino, relacionados com noções implicadas nos processos de educação geográfica, sustentada em conceitos e categorias espaço-temporais (cotidiano, lugar, paisagem, região, território/fronteiras). O cotidiano e as políticas educacionais na produção do espaço geográfico, compreendem o complexo, tematizando o espaço geográfico enquanto interlocução sociedade-natureza, enqaunto produto e produtor das políticas educacionais.

É pesquisadora (líder) do Grupo de Pesquisa Espaço, Tempo e Educação (GPETE - UFFS/SC https://www.sites.google.com/view/gpete/sobre-o-gpete), grupo de pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais (UNIJUI/RS) e Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGE - UFSCAR/SP).

Contato: adriana.andreis@uffs.edu.br

Publicado
12-11-2021
Seção
Eixo 07: CIÊNCIAS HUMANAS - Trabalho Completo