O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Informações Gerais

Para participar das atividades do Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (II SILSEM) e receber a certificação, você deve estar inscrito(a) no evento.

Para a submissão de trabalhos, é preciso que todos os autores estejam inscritos no evento e na plataforma Even3, mas apenas um [primeiro(a) autor(a)] deve submeter o arquivo referente ao trabalho. São dois procedimentos diferentes (inscrição no evento e submissão de trabalho) e necessários para aqueles que vislumbram participar do evento com apresentação de trabalho.

Todos os trabalhos submetidos serão avaliados pela Comissão Científica e os aceitos serão disponibilizados para que os participantes possam consultá-los ao longo do evento.

A presença no evento será contabilizada pelo próprio acesso na plataforma even3, ou seja, para que as participações sejam registradas, os inscritos precisarão acessar cada atividade pelo link disponibilizado na plataforma e, automaticamente, será contabilizada sua presença.

Comunicação Científica

A Comunicação Científica é uma modalidade que visa socializar pesquisas concluídas ou em desenvolvimento, de natureza teórica e empírica, que tenham foco em Lesson Study no Ensino e Aprendizagem da Matemática, nas diferentes áreas temáticas que compõem o evento. Para tanto, as propostas devem contemplar o problema de pesquisa, a base teórica, a abordagem metodológica empreendida e os resultados. As propostas de trabalho nessa modalidade devem ter no máximo cinco autores. Um autor pode submeter no máximo quatro propostas de Comunicação Científica, sendo primeiro(a) autor(a) em apenas uma delas e coautor(a) nas outras três. Os trabalhos aprovados serão reunidos de acordo com as áreas temáticas em Salas Virtuais com no máximo 5 trabalhos - dispostas na área de apresentação de trabalhos da plataforma do evento. Cada trabalho será apresentado oralmente (sem apoio de slides) pelos autores(as) em até 20 minutos (10 minutos para a apresentação e 10 minutos para discussão a partir dos questionamentos feitos pelos participantes e coordenador(a) da Sala Virtual). A opção pela apresentação oral visa minimizar imprevistos técnicos e ampliar o diálogo entre os participantes nas Salas Virtuais. Caso autor/autora e coautor/coautora façam uso da fala, eles (elas) devem dividir o tempo, de maneira que a soma das falas não ultrapasse 10 minutos. Sugerimos aos autores(as) que leiam previamente os trabalhos dos colegas da Sala Virtual e que elaborem 1 (um) questionamento/reflexão/comentário para enriquecer o debate.

Templates para a modalidade Comunicação Científica

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Roda de Conversa

A Roda de Conversa é uma modalidade de atividade dinâmica e interativa que visa promover espaços de socialização de experiências e/ou investigações em Lesson Study em todos os níveis de ensino, bem como fomentar o diálogo sobre essa abordagem. Essa modalidade de trabalho destina-se aos coletivos de professores, grupos de estudos, grupos de pesquisa, às secretarias de educação e/ou aos grupos de estudantes universitários ou de pós-graduação que queiram partilhar experiências em Lesson Study na formação de professores ou no ensino em sala de aula. Para tanto, as propostas devem contemplar o foco da proposta, a relevância, a descriçao da experiência, a abordagem metodológica empreendida e os resultados. As propostas de trabalhos nessa modalidade devem ser coletivas, envolvendo no mínimo três e no máximo cinco autores. As propostas de Roda de Conversa devem ser apresentadas mediante resumo expandido (duas a cinco páginas, incluindo resumo, palavras-chave, figuras, tabelas, referências, anexos e agradecimentos), conforme template (template roda de conversa), destacando-se o tema, o objetivo, a relevância e a dinâmica do diálogo. As Rodas de Conversa serão organizadas em sessões de acordo com as áreas temáticas do evento e distribuídas no programa do SILSEM. Cada sessão de Roda de Conversa contará com um mediador, que organizará e fomentará o diálogo a partir das experiências relatadas. Será aceita apenas uma proposta de Roda de Conversa por equipe.

Templates para a modalidade Roda de Conversa

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 Pôster

O Pôster destina-se à apresentação de trabalhos ou de experiências de sala de aula envolvendo Lesson Study. Essa modalidade de trabalho destina-se a professores, pesquisadores, estudantes de graduação ou pós-graduação que almejam partilhar suas pesquisas ou relatos de experiências sobre Lesson Study na formação de professores ou no ensino de Matemática em sala de aula. As propostas de trabalhos nessa modalidade podem ser individuais ou em coautoria (limite de dez autores). As propostas de Pôster devem ser apresentadas conforme template (resumo simples), destacando-se o tema, o objetivo, a justificativa/relevância e as principais conclusões. Será aceito apenas um pôster por autor ou grupo de autores. As sessões de pôsteres serão organizadas em salas de acordo com as áreas temáticas do II SILSEM e distribuídas no programa do evento. Cada Sessão terá duração de 90 minutos, na qual cada trabalho será apresentado brevemente pelo autor ou autores e, em seguida, será objeto de discussão no grupo. Cada sessão contará com dois mediadores, os quais farão perguntas aos apresentadores e fomentarão a discussão entre os autores dos diversos trabalhos e participantes. Mediante a aprovação do pôster, os autores deverão gravar uma apresentação do trabalho com, no máximo, oito minutos e enviar via plataforma do evento, de acordo com o cronograma de submissões. Os vídeos de apresentação dos pôsteres devem ser assistidos previamente por todos os participantes da sessão. No momento da sessão de apresentação dos pôsteres, serão levantadas questões a partir dos vídeos. Orientações para a produção e envio do vídeo de apresentação para as sessões de pôsteres

Templates para a modalidade Pôster

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