II Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática – II SILSEM

O Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática é um evento que nasceu a partir de um movimento de pesquisadores envolvidos com o tema, com o propósito de ampliar as discussões sobre as possibilidades dessa abordagem para promover a formação de professores e favorecer a aprendizagem matemática dos alunos. Sua primeira edição foi realizada em 2021, por iniciativa do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática, da Universidade de Brasília (GIEM/UnB) e Prática Pedagógica em Matemática, da Universidade Estadual de Campinas (PRAPEM/Unicamp), com apoio de outros grupos, associações e instituições de Ensino Superior. O evento foi um sucesso, contando com a participação de pesquisadores de vários países das Américas e da Europa, bem como do Japão. Os anais da edição inaugural do evento estão disponíveis em https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1540.

O Lesson Study, originário do Japão na transição do século XIX para o século XX em face das mudanças educacionais implementadas, caracteriza um processo de desenvolvimento profissional de professores apoiado em dois princípios centrais: a colaboração e a reflexão. Alcançou visibilidade no Ocidente a partir do estudo com vídeos da Third International Mathematics and Science Study (TIMSS). Em todos os continentes estão a ter lugar experiências e pesquisas para explorar as possibilidades dessa abordagem a fim de melhorar as práticas profissionais dos professores e as aprendizagens dos alunos.

Atualmente, o Lesson Study, por meio de um processo de aculturação, vem ganhando espaço em diversos países da América, Europa e África, além de países da Ásia e do Sudeste Asiático. Assim, vem se destacando no cenário internacional como uma promissora abordagem de desenvolvimento profissional de professores em distintos domínios do conhecimento e níveis de ensino. No Brasil, a partir do trabalho pioneiro de Yuriko Baldin (UFSCar), há um movimento crescente de disseminação do Lesson Study e de pesquisa em torno dessa abordagem abrangendo todas as regiões do país.

Assim, o SILSEM se insere nesse movimento de divulgação do Lesson Study pelo mundo, caracterizando-se como um evento que mobiliza pesquisadores, formadores de professores, professores e futuros professores que trabalham ou já trabalharam com Lesson Study no Ensino de Matemática e/ou na Formação de Professores, assim como a todos aqueles que têm interesse em conhecer este processo, visando desenvolvê-lo em suas práticas profissionais e/ou de investigação. Em sua segunda edição, o SILSEM visa (i) reunir pesquisadores nacionais e internacionais em torno da discussão sobre Lesson Study na formação de professores que ensinam matemática e (ii) discutir as possibilidades do Lesson Study para promover mudanças nas práticas dos professores e na aprendizagem dos alunos.

O II SILSEM será realizado a partir de uma parceria entre o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM), da Universidade de Brasília (UNB) e Grupo de Pesquisa Prática Pedagógica em Matemática (PRAPEM), da Universidade de Campinas (UNICAMP), com o apoio de pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.

A programação do II SILSEM está sendo construída de modo que os participantes de vários países possam socializar suas experiências em Lesson Study e conhecer outras. Contará com conferências e mesas-redondas, rodas de conversa, sessões de comunicação científica e sessões de lançamento de livros nos idiomas português, inglês e espanhol. O evento receberá propostas de pesquisas concluídas e em desenvolvimento.