Desenvolvimento de HQ como ferramenta educacional de pesquisa-ensino-extensão
Palavras-chave:
materiais, histórias em quadrinhos, método alternativo, divulgação de conhecimentoResumo
Este artigo apresenta os resultados obtidos no primeiro ano do projeto que visa a transformação de todo conteúdo presente na ementa da disciplina ―Materiais e Processos‖ do curso de Design de Produto da UFSC em versão HQ. Sabe-se que o modo de transmissão de conhecimento às novas gerações necessita de abordagens inovadoras que atendam as demandas de uma nova geração de estudantes da área projetual. Em trabalhos anteriores já foi mostrado o processo de criação base do projeto, com o desenvolvimento da estrutura dos volumes em HQ, personagens, conteúdo e história. Esse artigo apresenta o processo de estruturação dos capítulo iniciais. O projeto tem por objetivo a disseminação do conhecimento de materiais e para tanto utiliza-se de ensino-pesquisa-extensão. O procedimento de ensino é escorado em constante atividade de pesquisa no sentido da atualização de novos materiais e processos fabris; enquanto que a atividade extensionista visa o desenvolvimento da HQ e sua divulgação frente aos vários públicos do projeto, que vai desde estudantes de ensino médio até pós- graduandos.