RELATO DE EXPERIÊNCIA: SENSIBILIZAÇÃO A RESPEITO DO SUS PARA ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ

  • Jéssica Daniela Schroder UFFS
  • Gabriella Garcia da Silva
  • Manuela Christianetti
  • Graciela Soares Fonsêca
  • Andre Felipe Costella
  • Christie Klüssner Rosa
Palavras-chave: Educação em Saúde, Saúde Pública, Sistema Único de Saúde

Resumo

Introdução: Tendo em vista a importância da corresponsabilização do usuário para um funcionamento adequado do Sistema Único de Saúde (SUS), observou-se a necessidade de dialogar e estimular a construção de conhecimentos sobre os direitos e deveres dos usuários do SUS, além do fluxo dos serviços de saúde.  Nesse contexto, a escola de educação infantil se mostra um espaço favorável para o desenvolvimento de ações de educação em saúde, pois atinge um número significativo de crianças disseminadoras de informações e futuros cidadãos e usuários do sistema. Objetivo: Relatar a experiência de um grupo de estudantes de Medicina da UFFS, campus Chapecó, em atividade de integração ensino-serviço-comunidade na Escola Básica Municipal Guido Mantelli, na cidade de Chapecó, Santa Catarina. Metodologia: Trata-se de uma atividade prática de integração ensino-serviço-comunidade que ocorreu no dia 30 de outubro de 2019, construído a partir da narrativa dos estudantes. Descrição de Caso: O componente de Saúde Coletiva V do curso de medicina da UFFS, divide os discentes em grupos para o desenvolvimento de ensino com pesquisa e extensão. O grupo de estudantes em questão, em função de demandas apontadas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do território onde a escola Básica encontra-se localizada, optou por realizar uma atividade de extensão nesse espaço. O tema escolhido para ser abordado foram as Redes de Atenção à Saúde e quais serviços são adequados para necessidades específicas. Assim, pensando em uma metodologia coerente para alunos da faixa etária de 5 a 7 anos, foi montada uma maquete de alguns espaços da rede (Centro de saúde da Família, Unidade de Pronto Atendimento e Hospital Regional do Oeste) e elaborado cartas com ilustrações de doenças e agravos frequentes, além de casos de urgência ou emergência. Desse modo, cada aluno recebia uma carta e a colocava no local de atendimento que achasse apropriado. Após feita a distribuição, as cartas foram retiradas e redistribuídas, com a participação dos escolares, nos locais de atendimento adequados, além disso foi explanado brevemente sobre o funcionamento de cada serviço. Para abranger um público maior e para que as crianças pudessem disseminar as informações que aprenderam, foi elaborado previamente e oferecido para os alunos um folder explicativo sobre o que é o SUS, quais são os direitos e deveres dos cidadãos, bem como a ilustração da Rede de Atenção à Saúde e quando procurar cada espaço, somado com o contato de cada local. Conclusão: A atividade de extensão, realizada na Escola Básica, teve um desfecho proveitoso. Não só os alunos, como também os professores que acompanharam a atividade puderam ter um contato com o tema discutido, o SUS. Dentro disso, foi possível diferenciar as estruturas de saúde disponibilizadas na cidade de Chapecó e entender o fluxo correto para os diversos tipos de doenças e agravos que frequentemente acometem a população. Além do impacto direto nos escolares, espera-se que os mesmos possam disseminar informações dentro do ambiente doméstico, de forma que os pais e responsáveis tenham acesso à informação.

Publicado
29-03-2021