A CLÍNICA NA FORMAÇÃO MÉDICA

PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E DOCENTES DE UM CURSO DERIVADO DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

  • Tammy Massolin Albrecht Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó
  • Graciela Soares Fonsêca
Palavras-chave: educação médica; competência clínica; medicina clínica.

Resumo

Por muito tempo, a educação médica ensinou a clínica tradicional, que é aquela biologicista, hospitalocêntrica, especializada e que tem seu foco em tratar a doença dos sujeitos, afastando-se da compreensão social do processo saúde-doença. Contudo, notou-se que essa visão não era suficiente para atender as demandas de saúde dos sujeitos e, portanto, para formar médicos. Assim, surgiu a clínica ampliada que tem, cada vez mais, ganhado espaço na formação em saúde, levando às práticas que equilibram o domínio técnico, o componente biológico e o conhecimento humanizado para prestar cuidados aos sujeitos e suas singularidades. Nesse sentido, algumas ações reorientadoras vêm sendo implementadas para modificar a educação médica, como a instituição das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de Medicina, que prevê a formação de profissionais capazes de atuar nos moldes da clínica ampliada. Esse trabalho tem como objetivo compreender como se dá o ensino de clínica a partir da percepção de professores e estudantes do curso de graduação em medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. Para isso, foi realizado um estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (parecer número 2.950.932), de caráter exploratório e com abordagem qualitativa que coletou dados por meio de entrevistas individuais com os docentes médicos (n=21) e grupos focais com os acadêmicos (n=43). Os dados foram audiogravados, transcritos e tratados pela análise de conteúdo de Bardin. A partir dos discursos, foi possível observar aspectos inerentes ao ensino da clínica, como a valorização do componente prático para o aprendizado clínico, que na visão de docentes e acadêmicos, é fundamental para consolidar o conhecimento teórico, inclusive sobre o cuidado humanizado. Entretanto, os participantes da pesquisa também relataram uma insuficiência do componente prático, que ocorre, na perspectiva desses alunos e professores, pela falta de um ambulatório próprio ou de um hospital-escola. Outro ponto de discussão foi o projeto pedagógico curricular (PPC) do curso, que foi elaborado conforme os resquisitos das DCN e, por isso, possui uma abordagem ampla e atualizada, que prevê o contato do acadêmico com a clínica desde o terceiro período do curso. Contudo, foram levantadas as diferenças existentes entre o PPC e a realidade, principalmente no que diz respeito a interdisciplinaridade e integração de conteúdos que, na visão de alguns participantes não acontece porque o ensino por vezes é fragmentado em especialidades. Ademais, os estudantes ressaltaram a mudança de visão em relação à clínica desde que entraram na UFFS, passando de uma clínica tradicional para uma clínica ampliada, fato esse que corrobora ao que está previsto nas DCN. A partir disso, pode-se inferir que a clínica ampliada tem se mostrado presente na graduação do curso, pois os acadêmicos reconheceram que tiveram o olhar ampliado para as questões do cuidado desde que adentraram na universidade. Entretanto, ainda há uma lacuna entre o que prevê o currículo e a realidade, principalmente no que diz respeito à fragmentação do ensino, o que demonstra que, apesar do curso ter como objetivo alcançar o que prevê as DCN, isto ainda não se efetivou completamente.

Publicado
29-03-2021