VIOLÊNCIAS, MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E CULTURA DE PAZ À LUZ DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DE AUDIOVISUAIS PARA SENSIBILIZAÇÃO DE GRADUANDOS (AS) EM SAÚDE
Palavras-chave:
Violência; Formação profissional em saúde; Recursos de áudio e vídeoResumo
Estudos apontam que o processo formativo dos cursos de graduação, independente da área de atuação em que se situam, possuem pouca ou nenhuma aproximação com o tema da violência, e quando acontece, raras as vezes em que esse tema é tratado de forma transversal e transdisciplinar perante a formação. Este trabalho objetiva apresentar as contribuições de um Projeto de Cultura, ao instigar processos pedagógicos de produção de audiovisuais, e a partir disso, relatar os principais tipos de violências que foram debatidos durante a exibição dos vídeos, nos “cines-saúde”. Trata-se de um relato de experiência de ações culturais, com interface extensionista. O projeto de Cultura “Violências, medicação de conflitos e cultura de paz à luz do pensamento de Paulo Freire: construção participativa de audiovisuais para sensibilização de graduandos(as) em saúde” (Edital 512/2016) produziu 05 vídeos pelos membros voluntários e bolsistas, entre os meses de Agosto de 2016 a Maio de 2017. A concepção cultural e a base epistemológica se baseou no Educador Pernambucano Paulo Freire. Observou-se que a exibição dos vídeos, construídos participativamente pelas mãos contribuintes do projeto, geraram ricas discussões sobre questões atuais e cotidianas de violência. Além dos pequenos vídeos, a produção fotográfica contribuiu para a construção de uma perspectiva mais crítica da realidade. As discussões da relação entre violência e imagens solicitam um engajamento do olhar do estudante para com a cena. Os resultados do projeto indicam para a necessidade de incorporação dialógica de debates semelhantes nas matrizes curriculares.