VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) NO OESTE CATARINENSE: TENSÕES, DESAFIOS E APRENDIZADOS NA PAVIMENTAÇÃO DE MUDANÇAS CURRICULARES PARA INTERPROFISSIONALIDADE
Palavras-chave:
Formação profissional em saúde; Currículo; InterprofissionalidadeResumo
As estratégias de reorientação da formação profissional em saúde são uma tentativa de garantir um itinerário formativo atento ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à Saúde Coletiva como campo de saberes e práticas, e dentre estas políticas indutoras, o projeto VER-SUS/Brasil (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) vem cumprindo papel diferencial. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência do VER-SUS Oeste Catarinense em instigar movimentos curriculares de mudança na perspectiva da interprossionalidade. Neste sentido, Configura-se como um relato de experiência acerca do Projeto VER-SUS Oeste Catarinense, institucionalizado como Programa e Projeto de extensão na UFFS. A iniciativa germinou e foi conduzida a partir do movimento estudantil de três universidades (UFFS, Unochapecó e Udesc/CEO), caracterizando-se como um movimento coletivo e frutífero em cinco edições concluídas até o presente momento. Em dados quantitativos, ao todo foram envolvidos(as) 304 participantes, compostos por viventes, facilitadores(as) e comissão organizadora, de diversos cursos de graduação (para além da saúde). O princípio de todas as ações realizadas vêm no sentido de sublinhar o estudante como protagonista de sua formação, para que consigam suprir a lacuna que se instala entre a formação acadêmica e o mundo do trabalho no SUS, e trazendo a possibilidade de fortalecer a integração entre ensino-serviço-comunidade. Por conseguinte, o VER-SUS Oeste Catarinense exemplificou que espaços dialógicos de reflexão e vivência sobre o SUS são possíveis de incorporação nos currículos dos cursos da saúde e de outras áreas, para além de projetos ou iniciativas extracurriculares.