ENSINO DE PORTUGUÊS DO BRASIL PARA IMIGRANTES E REFUGIADOS RESIDENTES EM CHAPECÓ E REGIÃO

Authors

  • Cláudia Andrea Rost Snichelotto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Beatriz Simone Cavalheiro
  • Luciana Elisabete Valiati

Abstract

Inscrito na área de Português como Língua Estrangeira/Adicional Língua Adicional (PLE/PLA), apresentamos um relato da experiência vivida em um projeto de extensão voltado ao ensino de PLE/PLA para imigrantes e refugiados residentes em Chapecó e região. Trata-se de uma parceria entre o Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes “Assessoria Linguística e Literária da UFFS” e a Pastoral do Migrante da Diocese de Chapecó. Desde maio de 2017, são oferecidos cursos de Português do Brasil para imigrantes e refugiados residentes em Chapecó e região, que totalizam 20 e 30 horas-aula cada, ministrados por graduandos (bolsistas do PET e voluntários) de cursos de Letras Português e Espanhol – Licenciatura e por um graduando do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, sob a coordenação de uma docente do curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura da UFFS. Através das avaliações e participação oral dos alunos estrangeiros, em aula, foi possível perceber o avanço na aprendizagem do português nas interações sociais a que estão sujeitos na vida cotidiana. Além de oportunizar a aprendizagem de português para inclusão dos estrangeiros no trabalho e na vida em sociedade, este projeto tenciona oportunizar aos graduandos do curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura a inserção na prática de ensino do PLE/PLA. O público total beneficiário dos cursos de língua portuguesa promovidos por este projeto até este momento foi de aproximadamente 80 alunos.

 

Author Biographies

  • Beatriz Simone Cavalheiro

     

     
  • Luciana Elisabete Valiati

     

     

Published

02-10-2018