VIVÊNCIAS INSPIRADAS NO HOSPITAL DO URSINHO PARA A PROMOÇÃO DE SAÚDE COM CRIANÇAS

Experiências proporcionadas pelo projeto Educação Popular, Equidade e Saúde: Capacitação e Mobilização de Atores Sociais para o Fortalecimento do SUS

  • Maria Eduarda Lêmes Mora Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus de Passo Fundo
  • Amanda Caroline Damas Taborda
  • Vanderleia Laodete Pulga
Palavras-chave: promoção de saúde; crianças; hospital do ursinho

Resumo

NTRODUÇÃO: No cenário da saúde brasileira um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), a integralidade, está presente tanto nas discussões quanto nas práticas na área da saúde e está intimamente relacionada à condição integral de compreensão do ser humano. Desse modo, a promoção de saúde com crianças faz-se fundamental para a efetivação do princípio da integralidade no SUS e esta pode ser desenvolvida de forma lúdica ao aliar a prática do cuidado com a saúde à formação de relações médico/pacientes sólidas e seguras. OBJETIVO: contribuir no estabelecimento de uma relação de dupla troca ao desmistificar o medo existente por parte das crianças em relação ao médico e também atuar no auxílio para com o profissional da saúde na transmissão das práticas do cuidado ao público infantil. METODOLOGIA: inspirado no Projeto Hospital do Ursinho, as vivências utilizam-se de seus princípios básicos adaptando-os às realidades escolares, comunitárias, hospitalares e ao contexto de Feiras de Saúde locais. RESULTADOS: as crianças observam, então, primeiramente o nascimento de seu ursinho e passam com ele em cada uma das estações do circuito que simula o funcionamento de um hospital verdadeiro, sendo atendidas por estudantes de medicina. Na maioria das vezes elas projetam seus medos, doenças, traumas e ansiedades no ursinho e ao passo que aprendem a cuidá-lo acabam por adquirir conhecimentos para cuidar delas mesmas durante o trajeto. Ademais, as crianças também se tornam agentes educadores em saúde, pois interferem na dinâmica de saúde familiar quando transmitem, aos pais, os conhecimentos obtidos no circuito. CONCLUSÕES: percebe-se que as crianças desconstroem os seus medos acerca da consulta e dos procedimentos médicos, e, de modo divertido, têm contato com hábitos mais sadios. Assim sendo, é possível que essas práticas auxiliem na promoção de saúde com crianças e também se tornem plausíveis de realização de maneira divertida e muito proveitosa.

Publicado
17-07-2019