FEIRAS DE SAÚDE: UMA POSSIBILIDADE DE APROXIMAÇÃO COM A COMUNIDADE

Ações Realizadas Pelo Projeto Educação Popular, Equidade e Saúde: Capacitação e Mobilização de Atores Sociais para Fortalecimento do SUS

  • Amanda Caroline Damas Taborda Universidade Federal da Fronteira Sul Passo Fundo
  • Vanderléia Laodete Pulga
  • Maria Eduarda Lemes Mora
Palavras-chave: Feiras de Saúde Comunidade Acadêmicos

Resumo

Introdução

As Feiras de Saúde são ferramentas de aproximação entre acadêmicos e a comunidade. A finalidade é fazer com que o aluno saia das delimitações de sua instituição, expanda e enriqueça a sua visão sobre a realidade sociopolítica local. Assim, o acadêmico já inicia sua relação de contato com a sociedade e amadurece o pensamento científico e social sobre o seu futuro profissional desempenhado dentro de um processo educativo que tem como prioridade o valor da prestação de serviços à comunidade (CASTRO et al., 2010, FERREIRA et al. 2010, OLIVEIRA, 2007).  O desenvolvimento das Feiras de Saúde promovidas pelo Projeto Educação Popular, Equidade e Saúde: Capacitação e Mobilização de Atores Sociais para Fortalecimento do SUS tem por finalidade atuar em conjunto a Escolas Públicas e a identificação das demandas do público para ao final ser sintetizado em um evento que posso dialogar questões sobre promoção a saúde e prevenção de agravos como doenças, além de fortalecer a importância da atuação popular na formação e consolidação do Sistema Único de Saúde. O desenvolvimento de ações de promoção e educação em saúde são atividades essenciais na formação profissional almejado às novas demandas, com visão integralizada do processo saúde-doença, direcionado ao desenvolvimento de um sistema de saúde universal, justo e integral. (CASTRO, et al., 2010).

Metodologia

            As Feiras de Saúde são realizadas com uma equipe de 12 bolsistas remunerados sob a orientação dos professores Vanderleia Laodete Pulga, Shana Ginar e Antonio Marcos de Almeida. São articuladas em conjunto a Escolas Públicas do Município de Passo Fundo e Pontão, sendo que o público consiste em alunos, professores, pais e a comunidade em geral. Inicialmente são verificadas as demandas de cada população e comunidade e são programadas as ações desenvolvidas pelos acadêmicos. Tais atividades incluem orientações acerca do auto-cuidado, medidas higieno-dietéticas, prevenção de IST’s e articulação das Redes de Atenção a Saúde. Além disso, em algumas Feiras de Saúde há apoio das Ligas Acadêminas da própria instituição para realização de atividades específicas nas quais cada Liga fica responsável por exercer.

 

Desenvolvimento e processos avaliativos

Com a Prática de Métodos educativos como as Feiras de Saúde os acadêmicos conseguem se aproximar da comunidade e observar as demandas necessárias, assim como praticar o protagonismo de ator social ao desenvolver técnicas para sensibilizar o público sobre as suas necessidade e deveres como usuário do SUS. Além disso, através das Feiras de Saúde a comunidade tem a oportunidade de receber orientações e esclarecimentos pertinentes às suas necessidade. O projeto prevê a realização de 20 Feiras de Saúde ao longo do seu desenvolvimento visando atingir cerca de 5.000 pessoas ao total.

 

Considerações Finais

As feiras de Saúde são ferramentas que permitem levar ao atendimento primário à saúde e à população com mais difícil acesso a saúde por meio dos acadêmicos que buscam o aprimoramento do conhecimento, da comunicação e desenvolvimento de novas habilidades de comunicação, além da oportunidade e expandir e formar atores sociais e protagonistas que transmitem a importância da atuação da população para a garantia do direito a saúde.

 

Publicado
17-07-2019