UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE PORTUGUÊS PARA IMIGRANTES E REFUGIADOS NA DIOCESE DE CHAPECÓ, SANTA CATARINA

  • Beatriz Simone Cavalheiro UFFS
  • Ana Paula Reis Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cláudia Andrea Rost Snichelotto Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

A região oeste de Santa Catarina recebe há alguns anos um grande número de estrangeiros, principalmente em situação de imigração ou refúgio, como haitianos, venezuelanos, senegaleses, paquistaneses, entre outras nacionalidades, que procuram a região incentivados pela demanda de trabalho na agroindústria. Tendo em vista esse contexto, o domínio da língua portuguesa é fator diferencial e decisivo para que os estrangeiros integrem-se à sociedade, obtenham emprego e tenham especialização acadêmica, além de ajudar outros familiares em situação desfavorável.

Cientes dessa demanda da comunidade chapecoense, foi lançado o Programa de Extensão CELUFFS (Centro de Línguas da UFFS) de natureza extensionista. Objetiva-se oferecer cursos de línguas para a comunidade interna (servidores docentes e técnicos-administrativos e alunos) e também à externa, e promover atividades acadêmico-culturais, atuando como espaço integrado para a formação inicial e continuada e o aperfeiçoamento de docentes, pesquisadores e discentes do curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura do campus Chapecó/UFFS. O projeto “Português Brasileiro para Imigrantes e Refugiados Residentes em Chapecó e Região” é uma das ações pedagógicas do CELUFFS. Esse projeto é uma parceria do CELUFFS com o Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes “Assessoria Linguística e Literária da UFFS” e com a Pastoral do Migrante da Diocese de Chapecó. Os objetivos do projeto são: (a) promover a compreensão de estruturas linguísticas necessárias para comunicação em Português Brasileiro nas mais variadas situações de interação social; (ii) incentivar a experiência dos discentes de Letras no ensino de Português como Língua Estrangeira/Língua Adicional (PLE/PLA), área pouco explorada, mas com uma demanda crescente no cenário mundial; e (iii) integrar a Universidade com a sociedade em geral, contribuindo para o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida do imigrante.

Publicado
17-07-2019
Seção
Educação - Pôster