MAPEAR, CONSTRUIR E DECIDIR

A COMPREENSÃO DOS TERRITÓRIOS DA INFÂNCIA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

  • Roseny Bernardi Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Matheus Cardoso da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
  • Alexandre Maurício Matiello Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Palavras-chave: Direito a cidade, Territórios Educativos, Cidade Educadora

Resumo

Partindo dos princípios da Cidade Educadora, desenvolve-se a compreensão do espaço urbano em seus diferentes espaços e agentes como Territórios Educativos. Por meio de um programa de pesquisa-ação em uma escola pública com crianças do 5º ano, o "Crianças arquitetando no território", buscou desenvolver desde a infância a capacidade de incorporar aprendizados oferecidos pela cidade, para além do espaço formal da escola. Por meio de oficinas, inspiradas em autores diversos, foram aplicados dispositivos para que as crianças pudessem identificar territórios com potencial educador em seu bairro e cidade, envolvendo a dimensão participativa nas escolhas e avaliação. Por meio de observação e transcrição das falas das oficinas, foi possível perceber a disposição das crianças em assumir de forma protagonista o aprendizado sobre seu território, identificando potenciais educadores, com grande intensidade crítica sobre os problemas, não só mostrando que compreendem a complexidade, mas também oferecendo sua leitura de mundo, a qual questionam, não ser considerada pelos adultos nos desígnios da cidade.

Biografia do Autor

Roseny Bernardi, Universidade Federal da Fronteira Sul

Discente do curso de graduação em Ciências Sociais.

Matheus Cardoso da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
Discente do curso de graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó.
Alexandre Maurício Matiello, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Docente do curso de graduação em Ciências Sociais.

Publicado
17-07-2019
Seção
Educação - Pôster