ESTRATÉGIAS MULTIINTERDISCIPLINARES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM FOCO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

  • Gabriel Silva de Lima UFFS
  • Lucas Prado de Oliveira
  • Lucas Ferreira Orides
  • Claudia Madruga Lima
  • Vania Zanella Pinto

Resumo

ESTRATÉGIAS MULTI/INTERDISCIPLINARES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM FOCO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Área Temática: Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL/CAMPUS: LARANJEIRAS DO SUL (UFFS)

 

Autores: G. SILVA DE LIMA[1]; L. PRADO DE OLIVEIRA [2]; L. FERREIRA ORIDES [3]; C. SIMONE MADRUGA LIMA[4]; V. ZANELLA PINTO [5];

 

 

Introdução

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no artigo quinto, constitui a igualdade de todos perante a lei, visto que possuímos diferentes características étnicas, físicas, sócias e culturais mostrando que somos diferentes uns dos outros (
DE SOUZA et al, 2015). Mesmo com a garantia de direitos de exercícios de qualquer trabalho ou profissão, se tem ainda muita desigualdade no mercado de trabalho em relação a mulheres, negros e pessoas com deficiência, no caso do profissional com deficiência foi diminuindo gradativamente esta desigualdade através da lei de cotas (TETTE, 2014). A inclusão social é um processo onde a sociedade e as pessoas que vão ser incluídas precisam estar preparadas para que possam assumir seus devidos papeis (SASSAKI, 2006). Com isso podemos ver a importância da extensão aliada ao ensino e pesquisa, onde proporciona uma formação as pessoas que estão sendo atendidas pelo seguinte projeto, visto que, a transformação tanto social como profissional depende do ensino e pesquisa integrados a extensão, onde além da transformação, fomenta a busca de novas pesquisas para que possibilite as pessoas um melhor modo ou condição de vida.

O presente programa de extensão, visa as estratégias multi/interdisciplinares para a formação profissional com foco na educação especial, onde se tem por objetivo realizar atividades de educação ambiental, agrícola, nutricional, formação profissional na instituição APAE, Laranjeiras do Sul (PR), fazer a compreensão da agricultura em pequenos espaços visando o desenvolvimento sustentável, orientar e monitorar ações de educação profissional no que se refere a inclusão dos educandos da APAE dessa forma se tendo uma interação com estes e proporcionando aos acadêmicos atividades de inclusão social, profissional e intelectual com os mesmos. O programa envolve os cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos e Interdisciplinar em Educação do Campo, da UFFS do campus Laranjeiras do Sul em conjunto com a APAE local, tendo assim, todas as atividades sendo elaboradas e executadas em conjunto com os acadêmicos, educandos, professores e servidores das duas instituições.

 

Metodologia

Foram realizadas atividades e oficinas pelos acadêmicos de agronomia, onde se buscou a interação dos alunos da APAE nas atividades, sendo muitas destes realizadas na casa lar da APAE Laranjeiras do Sul. Foram realizadas diversas atividades, sendo elas produção de húmus e minhocário, compostagem, produção de mudas de hortaliças, plantas medicinais, pomadas de plantas medicinais e temperos, caldas naturais e controle de insetos, inimigos naturais, implantação do pomar didático, poda de frutíferas, psicultura e exposição do museu de zoologia, horta Mandala, plantas alimentícias não convencionais – PANC’s. Além das atividades realizadas, se tem a manutenção e limpeza da área semanalmente, onde são realizadas as limpezas dos canteiros e coroamento das frutíferas, colocação de adubo e palhada nos canteiros, tudo isso sendo realizado com a ajuda dos alunos da APAE, e sendo relatado a eles a importância das atividades que estão sendo realizadas, dessa forma mostrando como se deve ser conduzido a área e o valor de tal pratica.

 

Desenvolvimento e processos avaliativos

Através das oficinas e atividades realizadas se teve a percepção de que foram muito benéficas para a interação entre os educandos da APAE e os acadêmicos da UFFS, dessa forma tendo a realização de uns dos objetivos do projeto de extensão. As oficinas foram propostas, elaboradas e discutidas tanto pelos acadêmicos, coordenadores e professores da APAE onde se buscou através destas atender as necessidades educacionais que foram demandadas pelos professores dos educandos da APAE, com isso estas foram realizadas de forma didática, tendo assim a interação dos educandos com os acadêmicos sob a orientação dos coordenadores. As atividades se mostraram fundamentais pois, se teve como resultado uma maior interação dos educandos, comportamento social destes, um desenvolvimento da participação em grupo, visto que nas oficinas realizadas se buscava os relatos dos educandos sobre os assuntos propostos, dessa forma possibilitando uma troca de conhecimentos entre os acadêmicos, educandos e professores. As oficinas buscavam atender o conhecimento técnico, desta forma proporcionando uma qualificação profissional aos educandos, sendo muitas vezes relatadas após cada oficina, que eram aplicados os conhecimentos adquiridos em casa. Cada atividade realizada buscava atender os aspectos de sustentabilidade e educação ambiental.

 

Considerações Finais

O projeto de extensão proporcionou a integração tanto dos cursos de graduação da UFFS, como da instituição APAE, onde se teve o convívio de acadêmicos, educandos e professores, com isso se teve a busca por ações conjuntas buscando a multi/interdisciplinaridade.

Com base em todas as experiências vivenciadas durante o projeto pode-se ver, que este atendeu o objetivo do projeto de extensão, em que através da observação se viu nos educandos e acadêmicos um ganho tanto na parte social como profissional, possibilitando assim um crescimento pessoal por ambas as partes.

 

Referências Bibliográficas:

DE SOUZA, Dércia Antunes; LUCENA, Evandro Douglas Moore de; FAJAN, Fernanda Deolinda; NABARRO, Cristina Becker Matos; OLIVEIRA, Marcos Antonio Maia De. Gestão de pessoas com deficiência: A empregabilidade de PcD no Brasil. 2015. Disponível em: < https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos17/12425107.pdf>. Acesso em 25 mai. 2019.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 2006.

TETTE, Raissa Pedrosa Gomes; FREITAS, Maria Nivalda de Carvalho; OLIVEIRA, Marcos Santos de. Relações entre significado do trabalho e percepção de suporte para pessoas com deficiência em organizações brasileiras. 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/epsic/v19n3/07.pdf>. Acesso em: 22 mai. 2019.

 

Publicado
17-07-2019
Seção
Educação - Pôster