Qualificação profissional para estudantes com necessidades especiais

  • Lucas Prado de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gabriel Silva de Lima Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Larissa Demetrio Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Claudia Simone Madruga Lima Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Vania Zanella Pinto Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS 1

 

Área Temática: Educação

 

Universidade Federal da Fronteira Sul/campus Laranjeiras do Sul (UFFS)

 

Autores: L. PRADO DE OLIVEIRA2; G. SILVA DE LIMA3; L. DEMETRIO GONÇALVES DOS SANTOS3 4; V. ZANELLA PINTO5; C. SIMONE MADRUGA LIMA6.

 

Introdução

1 Qualificação profissional para estudantes com necessidades especiais - EDITAL Nº 501/GR/UFFS/2018 - EXTENSÃO - CONCESSÃO DE COTAS DE BOLSAS DE INCLUSÃO SOCIAL - PIBIS/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA .

2Lucas Prado de Oliveira, Acadêmico do Curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul.

3Gabriel Silva de Lima, Acadêmico do Curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul.

4Larissa Demetrio Gonçalves dos Santos, Acadêmico do Curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul.

5Vania Zanella Pinto, Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul.

6Cláudia Simone Madruga Lima, Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul.

 

A aceitação de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência no mercado de trabalho vem aumentando com ação de movimentos sociais em prol desta causa. Entretanto, mesmo com esse significativo aumento na empregabilidade, pode-se verificar que ainda são vistos como indivíduos limitados profissionalmente, sendo desconsideradas suas reais potencialidades. Os esforços desses movimentos e elaboração de dispositivos legais para a inclusão das pessoas portadoras de deficiência tanto física quanto intelectual são justificados pela importância que o trabalho apresenta na inclusão desses indivíduos na sociedade, proporcionando-lhes igualdade e independência (VALÉRIO; LEONARDO, 2016). Faz-se necessário ressaltar que a extensão, o ensino e a pesquisa são pilares vinculados para a

formação cidadã dos alunos, pois depende da geração de valores e conhecimento provenientes destes pilares. Assim, os sistemas de condução das atividades de modo que apresentem-se de maneira simples e didática para os alunos, para que facilitem o processo de aprendizado, unindo valores e o conhecimento adquirido à prática. Com base nesse contexto, justifica-se a importância do projeto de extensão que possibilite a qualificação profissional dos alunos da educação especial, que propicie a interação entre os educandos e os discentes da UFFS integrantes do projeto, para que ocorra a troca de conhecimentos relacionados a cidadania, educação ambiental, agrícola e nutricional, com valores baseados no trabalho em equipe e respeito. O programa envolve os cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos e Interdisciplinar em Educação no Campo da UFFS campus Laranjeiras do Sul, em conjunto com a APAE local. O projeto tem como objetivo geral realizar atividades de educação profissional nas temáticas ambiental, agrícola, nutricional e na instituição APAE, tendo como objetivos específicos trabalhar aspectos relacionados à educação ambiental, construir e manejar uma horta e um pomar de forma sustentável, estimular o manejo sustentável de solo, água e planta, realizar atividades de educação ambiental, despertar o interesse dos educandos para o cultivo de hortaliças e frutíferas, oportunizar a degustação de hortaliças e frutíferas cultivadas, resgatar conhecimento sobre plantas medicinais e alimentares não convencionais, propiciar a formação teórica e prática de acadêmicos e educandos, a respeito de sistema de produção com práticas de agricultura sustentáveis; e auxiliar na formação profissional de educandos da APAE e alunos da UFFS.

 

Metodologia

As atividades desenvolvidas pelos acadêmicos de agronomia foram realizadas na Casa Lar da APAE de Laranjeiras do Sul, por meio de oficinas aplicadas aos educandos, sendo elas produção de húmus e minhocário, compostagem, produção de mudas de hortaliças, plantas medicinais, pomadas de plantas medicinais e temperos, caldas naturais e controle de insetos, inimigos naturais, implantação do pomar didático, poda de frutíferas, psicultura e exposição do museu de zoologia da UFFS, horta Mandala, plantas alimentícias não convencionais – PANC’s. Entre as datas onde foram ministradas as oficinas, foram realizadas atividades de limpeza e manutenção do pomar e dos canteiros, como colocação de adubo, palhada, coroamento das frutíferas e aplicação de caldas naturais, sempre relatando aos educandos a importância de cada atividade realizada para obtenção de bons resultados na condução do pomar didático e da produção olerícola.

 

Desenvolvimento e processos avaliativos

As oficinas demonstraram-se ferramentas muito eficientes para a interação entre os acadêmicos e os educandos da APAE. Como resultado das atividades desenvolvidas, pôde-se observar que o comportamento social, a interação, facilidade de fala e participação dos alunos evoluiu consideravelmente. A cada oficina ministrada, os educandos foram estimulados a relatar suas experiências pessoais sobre o assunto, possibilitando a troca de conhecimento entre acadêmicos e educandos, possibilitando o desenvolvimento das relações interpessoais. As atividades realizadas durante as oficinas serviram também como compartilhamento de conhecimento técnico, proporcionando qualificação profissional para os educandos, os quais relataram que após cada oficina, aplicavam os conhecimentos em suas residências como por exemplo, aprimorando ou implantando modelos de compostagem doméstica ou uso de caldas naturais.

Considerações Finais

Por meio da observação do comportamento dos educandos, dos ganhos em qualificação profissional, de inclusão social e de cidadania, pode-se concluir que os objetivos do projeto de extensão foram alcançados. A vivência proporcionada pelo projeto possibilitou um estreitamento na relação entra a universidade e os alunos da APAE por meio das atividades conjuntas e troca de saberes. Alcançando assim o crescimento pessoal e profissional tanto dos educandos quanto dos acadêmicos.

 

Referências Bibliográficas:

VALÉRIO, Maria Franchini; LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro. Educação profissional e o mundo de trabalho para pessoa com deficiência intelectual. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. v. 1. Curitiba: SEED/PR., 2016. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_edespecial_uem_mariafranchinivalerio.pdf >. Acesso em: 25 mai. 2019.

Publicado
17-07-2019
Seção
Educação - Pôster