INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE

: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO VER-SUS – CAXIAS DO SUL/RS 2018

  • Nathieli Aparecida da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC
  • Glaucia Dias Dos Santos
  • Jaqueline De Souza
  • Maria E. G. Ramon
  • Rosana Amora Ascari

Resumo

O “Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde” (VER-SUS) é a realização de estágios de vivência no Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo aos participantes a oportunidade de vivenciar e debater acerca da realidade deste sistema. A vivência possibilita o desenvolvimento de atividades em conjunto com diversos profissionais na área da saúde em prol da comunidade, ressaltando a importância do trabalho interdisciplinar, poucas vezes vivenciado durante a graduação. O objetivo de tal atividade é afirmar a importância da integração das profissões de uma maneira complementar, a qual possibilita a formulação de um saber critico-reflexivo, proporcionando um diálogo construtivo e qualificando o serviço em saúde. Permite também discutir quanto a graduação tem dificuldade de não conseguir inter-relacionar esses saberes, formando profissionais que tem uma visão limitada do cuidado. As visitas técnicas do VER-SUS permitem um grande aprendizado em relação ao SUS e aos vários serviços que o mesmo abrange, sendo de extrema importância para a formação pessoal e profissional, uma vez que os estudantes se deparam com diferentes meios e realidades contempladas pela saúde pública no Brasil. A interdisciplinaridade pode trazer vários reflexos na comunidade que está sendo atendida, estimulando assim, melhoras na qualidade de vida dos usuários do serviço, ao passo que qualifica o atendimento na rede de atenção à saúde.

Publicado
17-07-2019