ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA A ALTA DO PACIENTE ONCOLÓGICO

Relatando uma experiência extensionista

  • Alexandre Inácio Ramos UFFS/Campus Chapecó
  • Kassiano Carlos Sinski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Milena Schneiders
  • Aline Massaroli
  • Vander Monteiro da Conceição
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem; Alta do paciente; Assistência centrada no paciente; Enfermagem oncológica; Enfermagem médico-cirúrgica.

Resumo

Introdução

No Brasil, em estimativa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer José Gomes de Alencar (INCA), para o ano de 2018 são esperados 324.580 casos novos de câncer. A incidência nacional está para os casos novos de neoplasias da próstata com 68.220 casos, seguido do câncer de mama com 59.700 e cólon e reto com 17.380 (BRASIL, 2018).

As terapias oncológicas são aprimoradas constantemente, em consequência há necessidade de informar aos pacientes quais as implicações delas para seu cotidiano. Dessa forma, considera-se que o Enfermeiro seja capaz de identificar as necessidades de cuidado do paciente oncológico e assim realizar o planejamento da alta. Podem-se utilizar diversas estratégias educativas para fomentar o autocuidado do paciente (FONTOURA, 2006).

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência no desenvolvimento do Programa de extensão “Estratégias educativas para a alta do paciente oncológico”.

 

Metodologia

            Esse trabalho é um relato de experiência oriundo das ações do Programa de Extensão, “Estratégias educativas para a alta do paciente oncológico”, o qual foi aprovado no Edital nº 1098/UFFS/2017 e se encontra vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó (UFFS/SC). As ações do programa são desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem. As atividades são realizadas no Hospital Regional do Oeste (HRO), por ser a instituição referência no tratamento do câncer no oeste do Estado de Santa Catarina, este encontra-se localizado no município de Chapecó/SC. O trabalho é realizado, semanalmente, com uma duração em média de 4 horas/aula. O público-alvo do programa são os pacientes oncológicos internados para tratamento na unidade de oncologia do HRO. As visitas têm o propósito de trabalhar a alta do paciente oncológico, visando o cuidado adequado em nível domiciliar.

 

Desenvolvimento e processos avaliativos

            O objetivo desse programa extensionista é planejar a alta hospitalar do paciente oncológico visando o autocuidado no ambiente domiciliar. Para isso, cada acadêmico participante acompanha um paciente, realizando o levantamento do estado de saúde deste indivíduo, levando em consideração a evolução dos aspectos fisiológicos, e dos aspectos psicossociais. Neste primeiro momento é coletado informações socioculturais e clínicas do paciente, doença e tratamento. Posteriormente são realizadas entrevistas audiogravadas a partir de um roteiro preestabelecido com os cinco questionamentos base do modelo explanatório, que possibilitam começar a conhecer o itinerário terapêutico que são: 1) O que é a doença? 2) Como isto acontece? 3) Quem ou o que a produz? 4) Por que isso ocorreu? 5) Qual o tratamento? (CAROSO; RODRIGUES; ALMEIDA-FILHO, 2004; KLEINMAN, 1980). Com base nas informações coletadas os acadêmicos planejam a alta do paciente, embasando-se no conhecimento científico para esclarecer o paciente, e fazendo a escolha da estratégia educativa a ser utilizada, respeitando o referencial adotado. Após a confecção do material educativo, os acadêmicos apresentam seu planejamento da alta para a Enfermeira da unidade, a qual analisa e autoriza sua implementação e depois eles realizam as orientações aos pacientes.

            A sistematização do planejamento de alta hospitalar permite a orientação dos pacientes, dos familiares e dos cuidadores sobre a patologia, tratamento e reforço positivo para as atitudes e comportamento positivos identificados, para que eles possam dar continuidade aos cuidados em saúde no contexto domiciliar, sendo este o benefício direto do programa.

No entanto, têm-se os benefícios indiretos, como o fortalecimento do ensino da graduação, pois os alunos participantes do programa de extensão ampliam seus conhecimentos em oncologia ao desenvolverem o planejamento da alta dos pacientes. Além do fortalecimento das relações humanas, como o “lidar com o outro”, pois durante as entrevistas é comum nos deparamos com faces que remetem aflição e medo em relação a doença, situações essas que somos preparados teoricamente na academia, porém nem sempre na prática somos oportunizados com o manejo desses sentimentos. A escuta ativa proporcionada pelo projeto nos pareceu ter sido um elemento relevante no cuidado à saúde ofertado no ambiente hospitalar. Tal relevância é facilmente visualizada na entrega do folder, momento em que podemos visualizar emoções como choros e sorrisos, comuns no contexto sociocultural na qual o adoecido pelo câncer convive. Esse cenário nos permite dizer, que mesmo em situações pontuais, realizamos o cuidado além do modelo biomédico.  

As enfermeiras também serão beneficiadas pelo programa, pois os materiais produzidos podem vir a fortalecer seu processo de trabalho, promovendo a criação da cultura do planejamento da alta na Unidade de Oncologia.

 

Considerações Finais

Indubitavelmente, o uso do instrumento educativo para a alta do paciente oncológico permite uma linguagem menos técnica, ou seja, de fácil acesso para a compreensão dos pacientes/familiares, qualificando, então, o atendimento em saúde ofertado. Por fim, os acadêmicos ampliam suas oportunidades para desenvolverem sua criatividade, empatia e raciocínio clínico na produção dos materiais educativos, e agregam experiências que contribuem para sua formação profissional, visando o cuidado além da perspectiva biomédica.

Biografia do Autor

Kassiano Carlos Sinski, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmico do curso de Graduação em Enfermagem.

Aline Massaroli

Professora do Curso de graduação em Enfermagem.

Vander Monteiro da Conceição

Professor do curso de Graduação em Enfermagem.

Publicado
17-07-2019