LÍNGUA, CULTURA E LITERATURA:

VIAGEM DE ESTUDOS À MONTEVIDÉU - URUGUAI

  • Kemelly Aparecida Cardoso Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gabriel Fischer Lottermann
  • Pamela Tais Clein Capelin
  • Vanessa Luiza de Wallau
  • Ana Carolina Teixeira Pinto

Resumo

Introdução

 

Este trabalho objetiva relatar a experiência da viagem de estudos a Montevidéu - Uruguai, realizada no ano de 2019, a fim de perceber a imersão cultural e linguística de estudantes do espanhol como língua estrangeira em um país hispano falante. Assim, se intenciona descrever a vivência dos acadêmicos da 9ª e da 5ª fase do curso de Letras - Português Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza/PR, matriculados, respectivamente, nos componentes curriculares de Literatura Hispânica III e Literatura Hispânica II que, junto da professora regente desses componentes nas turmas, foram até um país que tem a Língua Espanhola como idioma oficial e lá participaram de atividades culturais.

Lugares como a Biblioteca Nacional, o museu Torres Garcia, a Fundação Mário Benedetti, o Teatro Solís, o parque Rodó, a Feira Tristán Narvaja, além da característica arquitetônica da cidade, foram possíveis de ser observados, bem como aspectos do âmbito linguístico, cultural e literário. Em vista disso, essa viagem de estudos justifica-se pois oportunizou aos acadêmicos o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola, de modo a provocar e aprofundar a reflexão dos aspectos supracitados.  

Muito mais do que somente entrar em contato com as estruturas linguísticas do espanhol característico daquela região, se pôde observar e conhecer um pouco da cultura e da identidade característica da cidade uruguaia, além de estudar autores e obras representativas do país.

 

Metodologia

 

Montevidéu além de ser uma das principais cidades da América do Sul é também o berço de produção de autores como Mario Benedetti, Juan Carlos Onetti e de outros gênios como, por exemplo, Joaquín Torres García. Desta forma, a capital do Uruguai funciona hoje como representação viva da obra destes artistas, sendo assim um local histórico. Neste sentido, se identificou, ao planejar uma viagem para este local, uma necessidade de um estudo prévio, dirigido ao conhecimento das influências artísticas que compõem o lugar.

Ao tomar em consideração a aprendizagem que Montevidéu pode proporcionar, se adotou como processo preliminar à viagem a leitura de obras que ambientam suas narrativas na cidade como, por exemplo, Montevideanos, de Mario Benedetti, entre outras leituras de escritores uruguaios como Felisberto Hernández, Juan Carlos Onetti e Ida Vitale. Para além disso, a análise de expressões artísticas como a América Invertida, de Joaquín Torres García, aliadas a leitura de artigos sobre o famoso pintor e desenhista, fizeram os alunos perceberem as influências deste na arquitetura de Montevidéu.

Ficou à cargo de alguns alunos, sob orientação da professora responsável, a organização - realizada em encontros semanais - para tratar de temas como o transporte, a hospedagem e o cronograma de atividades a serem realizadas. Assim, se buscou agregar à experiência o máximo de contato com a cultura do lugar, bem como uma proveitosa imersão em língua espanhola.

 

Desenvolvimento e processos avaliativos

 

O estudo de novas línguas, no processo de ensino e aprendizagem para as práticas acadêmico-sociais, deve estar diretamente atrelado ao status da língua nas sociedades contemporâneas. Nesse sentido, a BNCC prevê um estudo de línguas que possa contemplar a multimodalidade de linguagens, propondo um estudo do texto que articule o verbal, o visual e o sonoro. Ao partir dessa proposição, podemos afirmar que uma imersão linguística de estudantes do espanhol como segunda língua em um país que possui este idioma como oficial, vai diretamente ao encontro do que propõe a BNCC e que para estes últimos, na condição de futuros professores da educação básica, uma viagem de estudos caracteriza-se como uma experiência formativa significativa.

Assim, conforme supracitado, uma imersão ao idioma que envolva as práticas de uso da língua promove um conhecimento multicultural que possibilita uma compreensão da própria realidade do seu país de origem e de sua cultura, uma vez que capacita o estudante a, conforme apontam Schlatter e Garcez, transitar no mundo em que vivem e “[...] serem indivíduos cada vez mais atuantes na sociedade contemporânea, caracterizada pela diversidade e complexidade cultural.” (SCHLATTER; GARCEZ, 2009, p. 127). Dessa forma, se entende o exercício de viajar à Montevidéu sobretudo como uma experiência de aprendizagem.

 

Considerações finais

A viagem de estudos realizada caracterizou-se como um suporte ao ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira e possibilitou a imersão dos acadêmicos nas dimensões linguísticas, culturais e literárias representativas de Montevidéu.

Publicado
18-07-2019
Seção
Educação - Pôster