ESTRATÉGIAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A PROMOÇÃO DA PRODUÇÃO DE BASE ECOLÓGICA

  • JORGE GUSTAVO PINHEIRO BARBOSA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • MARCELO SCHMITT
  • EVANDRO PEDRO SCHNEIDER
  • DÉBORA LEITZKE BETEMPS
  • TATIANE CHASSOT

Resumo

Introdução

 

O trabalho de extensão e pesquisa visa realizar ações didáticas junto à comunidade através da universidade. O objetivo do projeto é realizar a integração com produtores orgânicos e a assistência técnica local, em produção de base ecológica. Está dividido em três partes: O solo: manejo de cobertura vegetal em pomares e produção de biofertilizantes enriquecidos com microrganismos. Manejo de plantas: implantação, condução e manejo fitotécnico de videiras. Promoção da biodiversidade: resgate e promoção das sementes crioulas na região missioneira.

O trabalho com agricultores trata de práticas para conservar a fertilidade do solo e melhorar a disponibilidade e ciclagem de nutrientes, com uso de plantas de cobertura. A deficiência nutricional é apontada como principal limitante da produção de base ecológica.

Entre as propriedades químicas influenciadas pelo uso de plantas de coberturas, destaca-se a promoção da ciclagem de nutrientes no solo; modificação do pH do solo; melhoria na capacidade de troca de cátions (CTC); aumento da matéria orgânica; maior saturação por bases em comparação com solos em pousio (MORETI et al., 2007; FAVARATO et al., 2015).

A produção de uvas tanto para vinhos, sucos ou consumo in natura, requerem cuidados. Um deles é a poda, atividade que mais se destaca, pois é através dela que a planta vai expor o seu maior potencial produtivo, além de proporcionar a penetração da radiação solar no dossel vegetativo favorecendo a iniciação floral, a fertilidade da gema, o pegamento do fruto e a maturação da uva (CARBONNEAU, 1982).

 

 

 

 

A importância da biodiversidade para a promoção da agroecologia se estabelece especialmente em função da promoção do uso de sementes, que tem como característica principal a adaptação ao ecossistema local, às condições de solo, de clima e resistência a pragas.

Os agricultores, desde a antiguidade, têm conservado e selecionado as espécies mais adequadas ao local de produção, dando origem a uma grande diversidade de cultivos utilizados na produção agrícola, mantendo variedades adaptadas a diferentes regiões, por gerações (NUNEZ; MAIA 2006). As sementes crioulas são cultivadas de geração para geração sob um sistema de cultivo tradicional, caracterizando grande importância social (ANTONELLO et al., 2007, p.1212).

            O trabalho descrito centrou esforços em três atividades complementares e se estabeleceram em conjunto com a equipe técnica local e com os agricultores locais organizados. As suas ações ainda estão em andamento e tem relação direta com as ações práticas desenvolvidas com os estudantes do curso de Agronomia e com os objetos de pesquisa que visam a promoção da agroecologia como estratégia para o desenvolvimento rural missioneiro.

 

 

Metodologia

 

O primeiro encontro formal registrado como ação de extensão ocorreu na área experimental de base ecológica da Universidade Federal da Sul, com a participação dos agricultores do Grupo Orgânicos do Comandaí, a Rede Missioneira de Agricultura Familiar- REMAF e a EMATER/RS-ASCAR. Foram abordados diversos temas sobre a produção de biofertilizante, desde o preparo até a aplicação, desenvolvimento de citros, pessegueiro, figueira, manejo de solo com plantas de cobertura em pomar, microrganismos eficazes, meio ambiente e a sociedade.

            Em um segundo encontro na propriedade dos produtores Natan e Maurício Kasper, na localidade Santa Bárbara, município de Cerro Largo/RS, na tarde do dia 26 de Julho de 2018,  foi organizada uma troca de experiências e conhecimentos na produção de uvas em sistema de produção orgânica, com a participação da EMATER/RS-ASCAR, AREDE, REMAF/APL-MISSÕES e Grupo de Orgânicos do Comandai, centrado nas técnicas de manejo e produção de uvas americanas em sistema latada.

            Na terceira ação de extensão ocorreu em um evento de troca de sementes crioulas e feira da biodiversidade, onde o resgate das sementes crioulas ocorreu através da constituição dos “guardiões das sementes crioulas”. O evento foi realizado no Município de Salvador das

 

 

 

 

Missões. A distribuição de sementes foi realizada a partir das sementes disponibilizadas pelos agricultores locais, contando com dezenas de novos agricultores participantes.

 

 

Desenvolvimento e processos avaliativos

 

            Todas as atividades desenvolvidas resultaram de um planejamento prévio com o grupo de agricultores e a assistência técnica local, até mesmo a escolha das culturas utilizadas na unidade de pesquisa e o sistema de produção adotado provém de uma forte interação com a comunidade local, de forma que as pesquisas realizadas objetivam a solução de problemas locais. Os processos avaliativos são realizados na forma de debate ao final de cada atividade e posteriormente no planejamento conjunto das novas atividades.

 

 

Considerações Finais

 

Conclui-se que o trabalho de extensão levou informações importantes aos agricultores e trouxe para universidade uma série de novas demandas cuja as respostas estão sendo organizadas. As atividades deste projeto de extensão têm permitido a UFFS estar envolvida com as questões sociais e organizativas do setor de produção local, levando o conhecimento para fora de seus limites físicos e atendendo as demandas elencadas neste contexto.

Publicado
18-07-2019
Seção
Tecnologia e Produção - Pôster