FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO DA REGIÃO CENTRO DO PARANÁ
Resumo
A região Centro do Paraná foi gravemente atingida por uma política de colonização instituída nas décadas de 1930 e 1970 que impulsionou a vinda de imigrantes de diversos países e de migrantes de outros estados brasileiros. A região é constituída por 29 municípios caracterizados pelo forte vínculo econômico, social e cultural ao trabalho com/na a terra. Junto a isso se evidencia a marca histórica da falta de políticas sociais como as de acesso à saúde e à educação, bem como, o empobrecimento da população estruturado na lógica de exploração capitalista. No que se refere ao acesso à educação, de acordo com SINEPE/PR (2019), quando somados os atendimentos nas redes municipais e estaduais públicas na região, entre os anos de 2012 e 2015, contabiliza-se uma média anual de mais de 146 mil estudantes matriculados nas escolas públicas o que, por sua vez, resulta numa expressiva demanda na formação de professoras/es.
A UFFS foi criada em 2009, a partir de uma ampla mobilização popular, com o intuito de garantir formação articulada a um projeto de desenvolvimento regional que compreende as especificidades locais num território onde as instituições de Educação Superior eram inexistentes. A especificidade da Educação do Campo tem sido uma das frentes abertas pela UFSS Campus Laranjeiras do Sul como estratégia para o desenvolvimento regional. Além dos cursos de licenciatura em Educação do Campo, organizados por área do conhecimento e ofertados regularmente pela Universidade, são realizadas ações de formação continuada de professores das redes públicas de educação. A formação continuada de professoras/es parte da compreensão da integração escola-comunidade-desenvolvimento, leva em consideração as especificidades locais e regionais em conexão com a problematização da sociedade capitalista, colocando-se como elemento fundamental de fomento do desenvolvimento regional.