EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE

EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO PET-SAÚDE

  • Graciela Fonsêca Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó

Resumo

EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO PET-SAÚDE

 

Área Temática: Saúde

Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó (UFFS)

Autores: G. S. FONSECA[1]; L. H. TOMBINI[2]

Introdução

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma iniciativa que, desde 2008, intenciona aproximar a formação em saúde dos serviços e da comunidade, para proporcionar perfis profissionais compatíveis com as demandas sociais por saúde (FONSÊCA; JUNQUEIRA, 2014). Em 2018, três Instituições de Ensino Superior (IES) do município de Chapecó – Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó (UFFS/Campus Chapecó), Universidade do Estado de Santa Catarina/Centro de Educação Superior do Oeste (UDESC/CEO) e Universidade do Oeste de Santa Catarina/Campus Chapecó (UNOESC/Campus Chapecó), se uniram para elaborar uma proposta sob a temática da interprofissionalidade, em resposta ao chamado do Ministério da Saúde, através do edital no10, de julho do referido ano  (BRASIL, 2018).

O projeto foi contemplado e os envolvidos iniciaram movimento de articulação interprofissional e interinstitucional, através da organização de 05 grupos tutoriais, vinculados a uma Unidade Básica de Saúde – em Chapecó denominados Centros de Saúde da Família (CSF) e, neste cenário, desenvolver as ações previstas pelo projeto aprovado.

Neste contexto, o grupo tutorial vinculado ao CSF Jardim América forma-se com a expectativa de integração e trabalho colaborativo entre participantes do programa e profissionais vinculados às três (03) Equipes de Saúde da Família (eSF) que atuam no referido serviço e atendem cerca de 10.000 usuários de um território heterogêneo. A diversidade dessa conformação representa uma grande possibilidade de aprendizagem para o grupo tutorial de aprendizagem, considerada a abordagem interprofissional nas diferentes necessidades em saúde evidenciadas.

O trabalho objetiva apresentar a experiência do grupo tutorial do PET-Saúde Interprofissionalidade UFFS/UNOESC/UDESC/SESAU-Chapecó vinculado ao CSF Jardim América, nos primeiros meses de vigência do projeto.

Metodologia

            A proposta PET-Saúde UFFS/UNOESC/UDESC/SESAU-Chapecó envolve 70 pessoas, entre docentes e estudantes e profissionais dos serviços vinculados à Secretaria da Saúde de Chapecó (SESAU-Chapecó) e nasceu de um movimento interinstitucional e interprofissional que se desafia a proporcionar espaços propícios à Educação Interprofissional (EIP) e às práticas colaborativas em saúde.

            O grupo tutorial vinculado ao CSF Jardim América é constituído por 14 atores – com formações, vivências e objetivos singulares que, na similitude das diferenças, vêm construindo conhecimentos de maneira colaborativa e articulado à realidade do trabalho em saúde. Conforme proposta aprovada, os grupos de aprendizagem tutorial devem desenvolver atividades presenciais e a distância, com disponibilidade de 8h semanais.

Desenvolvimento e processos avaliativos

A partir da aprovação do projeto, em dezembro de 2018, iniciou-se intenso movimento de articulação e construção de possibilidades para a EIP e as práticas colaborativas nos serviços. O convite aos participantes à leitura/aproximação da proposta aprovada e do tema interprofissionalidade constituiu o disparador. Recomendou-se que todos (tutores, preceptores e estudantes) cursassem a estratégia de EIP, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVA-SUS), e materiais de estudo disponibilizados pelo MS foram compartilhados. A participação na 8ª Conferência Municipal de Saúde de Chapecó, em abril/2019 foi atividade obrigatória.

            A partir do estudo inicial, os participantes elaboraram um “produto” para expressar sua compreensão relacionada ao tema interprofissionalidade. Os trabalhos foram socializados com o grupo geral do PET-Saúde/Interprofissionalidade e, na sequência, expostos no “varal da interprofissionalidade”. Entre resenhas, poemas, paródias/músicas, fotos, desenhos, dentre outros, observou-se o modo individual e criativo de cada participante compreender em que se constitui o projeto que será desenvolvido ao longo de dois anos.

            Como proposta de aproximação com a realidade dos serviços de saúde e territórios, o grupo organizou cronograma de 06 inserções longitudinais no CSF Jardim América que previa desde o (re)conhecimento do serviço, do território e da população atendida para, em até o planejamento de atividades de intervenção coerentes com o contexto e as demandas do serviço. Ao final de cada imersão, os estudantes devem redigir relatórios – o caleidoscópio interprofissional, onde registraram impressões e reflexões sobre a realidade vivenciada. Até o presente momento, foram 03 imersões longitudinais realizadas no serviço.

Embora em estágio inicial de desenvolvimento, o potencial transformador já é visível a partir de relatos dos envolvidos. As contribuições da proposta para a formação e práticas profissionais em consonância com o SUS é claro na literatura científica e a vivência interprofissional reforça essa certeza.

Ao formar profissionais de maneira coerente com as demandas sociais, o PET-Saúde/Interprofissionalidade proporcionará benefícios diretos e indiretos para a comunidade do território de abrangência do CSF Jardim América. Além disso, a inserção dos estudantes no CSF inquietará o estabelecido, estimulando os profissionais a refletirem sobre suas práticas, induzindo movimentos de Educação Permanente em Saúde (EPS) e práticas colaborativas.

Considerações Finais

Conclui-se que, apesar dos inúmeros desafios inerentes a uma proposta interinstitucional e multiprofissional, a experiência do grupo tutorial do PET-Saúde/Interprofissionalidade inserido no CSF Jardim América vem ocorrendo de maneira satisfatória e revela grande potencial transformador, seja para a formação em saúde, seja para as práticas desenvolvidas no serviço, ambas com a finalidade maior de intervir em atendimento às necessidades de saúde dos usuários do território de abrangência.

 

Biografia do Autor

Graciela Fonsêca, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó

Mestre e doutora em Ciências Odontológicas pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.

Docente do curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó.

Publicado
18-07-2019