EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE REALIZADA DURANTE O PET-SAÚDE

  • Francielli Gomes UFFS
  • Debora Tavares de Resende e Silva
  • Ana Gabrielli Sauer

Resumo

Durante a formação em enfermagem somos capacitados para desenvolver atividades nas quatro dimensões que abarcam a Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE): Gerencial, Assistencial, Educativa e Pesquisa, Ensino e Extensão, sendo que nesta última esfera está uma das mais reconhecidas estratégias promissoras de prevenção e enfrentamento dos múltiplos problemas de saúde que afetam as populações em seu contexto social, a educação em saúde articulando saberes técnicos e populares junto com a mobilização de recursos institucionais e comunitários, públicos e privados, além de superar a conceituação biomédica de saúde abrangendo objetivos mais amplos objetivando alcançar o mais alto nível de saúde de uma população (SOUZA, Et. Al, 2010), configurando uma importante função dos profissionais de saúde. Neste contexto, durante o PET-SAÚDE GRADUA SUS foi nos proporcionado vivências de desenvolvimento coletivo que nos oportunizou ampliar nosso campo de visão sobre a realidade da comunidade e suas particularidades. Nossa finalidade é apresentar a prática da educação em saúde e suas consequências, demonstrando os impactos desta ferramenta em ambos aspectos - como uma via de mão dupla, entre comunidade-ensino-serviço - auxiliando na formação acadêmica como uma alternativa que agrega na aproximação e o usuário é o maior contemplado com esta prática e aproximação.

Publicado
18-07-2019