POLÍTICAS PÚBLICAS EM DEFESA DO DIREITO À SAÚDE: UM COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE COM A SOCIEDADE

  • Bruna Leticia Marques Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS- Campus Chapecó
  • Daniela Savi Geremia

Resumo

Introdução

Este trabalho trata-se de um relato de experiência de um programa desenvolvido em parceria entre os cursos de enfermagem e medicina articulados com as propostas do grupo de pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS). Assim diante da conjuntura política, econômica e social atual no Brasil, faz se necessário estudar e revisitar conceitos importantes para a formulação, implementação, avaliação e monitoramento das políticas públicas de saúde. Assim, justifica-se a importância da realização de cursos de atualização e empoderamento político para estudantes, docentes e comunidade em geral frente aos sistemas e serviços de saúde, permitindo maior atuação e tomada de decisão com maior conhecimento técnico e científico (BAHIA, et al 2016). Uma das questões norteadoras deste programa é: Quais os saberes e práticas prioritários para o fortalecimento (consolidação, potencialização e ampliação) das políticas públicas de saúde no Brasil? Considerando das questões norteadoras e dos temas definidos é visível a conexão com as pesquisas que vem sendo desenvolvidas pelo grupo de pesquisa e que respondem as demandas curriculares da enfermagem e medicina. Os cursos disponibilizados são uma integração entre ensino e extensão trabalhando com temáticas diversas e específicas priorizadas pelas políticas públicas de saúde contribuindo para a construção e difusão de conhecimento que priorize a formação humana, a inclusão social e a redução das desigualdades regionais. Ademais, o programa está articulado com o Projeto Pedagógico dos cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina, respondendo aos objetivos dos cursos e ao perfil do egresso. Somando-se a isso, essas temáticas ampliam e complementam os componentes curriculares de Fundamentos de Saúde Pública, Saúde Coletiva e Gestão e Gerenciamento em saúde e enfermagem. O objetivo é realizar estudos e cursos com vistas à sensibilização e compreensão da conjuntura das políticas públicas de saúde como um direito social, sendo esse um compromisso social da UFFS com a formação de profissionais e com a comunidade regional (RIBEIRO, 1975; SALGADO, PENA E CALDEIRA, 2014).

Metodologia

Os cursos serão expositivos e dialogados, estimulando-se o debate. Busca-se o envolvimento dos participantes, através de problematizações e reflexões entre teoria e prática das políticas públicas de saúde. Serão realizados com base acadêmica de textos, documentários, filmes, exercícios de problematização e debates. Também será utilizado vídeo disparadores para o debate. As atividades, Cursos, viodeoaulas e a I Mostra de Experiências, serão desenvolvidas em sala ou auditório do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Aconteceram no período de maio de 2018 a julho de 2019, onde poderão participar estudantes universitários da área da saúde e outras áreas, docentes, técnicos administrativos, participantes dos movimentos sociais, gestores (as), trabalhadores (as) de saúde. É disponibilizado 30 vagas por curso, onde cada curso terá 4 horas totalizando 32 horas de cursos. As temas dos cursos serão: 1) 30 anos de SUS: conjuntura das políticas públicas e gestão em saúde; 2)  Pesquisa-formação- intervenção focada nas doenças crônicas e no cuidado em saúde e na organização dos serviços de saúde; 3) Do agronegócio à agroecologia: desafios atuais para a saúde coletiva; 4) Finanças públicas, políticas sociais e judicialização da saúde; 5) Geografia e saúde: Desafios da territorialização na Atenção Primária à Saúde; 6) Mídias sociais e suas interfaces com a enfermagem e saúde. As vídeo-aulas serão gravadas com aparelhos celulares e ou máquinas de filmagem emprestadas pela assessoria de comunicação da UFFS. Serão convidados (as) pessoas com experiência reconhecida na área temática dos cursos para gravarem vídeos de no máximo 10 minutos, a fim de circular nas mídias sociais, principalmente o facebook e youtube, um material de qualidade e que contribua para o estímulo à formação cidadã em saúde. A I Mostra de Experiências em Saúde da UFFS será um evento extensionista a ser realizado no final do ano letivo com o intuito de apresentar a comunidade acadêmica e regional as experiências desenvolvidas nas atividades teórico práticas e de estágio curricular de enfermagem e medicina, de forma lúdica (fotos, danças, teatros, entre outros), agregando assim também caráter cultural a este programa. A mesma será organizada pela coordenação deste programa, com a contribuição de estudante bolsista e voluntários. Será realizada no campus da UFFS e aberto o convite à comunidade regional.

Desenvolvimento e processos avaliativos

Os cursos disponibilizados abordam diversas temáticas que contribuem para a formação, gestão pública e saúde coletiva na região. Neste contexto a UFFS tem como missão contribuir para a construção e difusão de conhecimento que priorize a formação humana, a inclusão social e a redução das desigualdades regionais (ALMEIDA, 2017). Cada evento será avaliado pela equipe executora após a realização do mesmo, e pelo público presente por meio de um questionário semiestruturado para cada participante avaliar a atividade do mês. Vale destacar que este programa de extensão responde as demandas identificadas pela II Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS (II COEPE).

 Considerações Finais

Com a realização dos cursos foi possível contribuir para construção e difusão do conhecimento acerca da conjuntura das políticas públicas de saúde, desenvolver a reflexão crítica sobre o contexto histórico social, político e econômico do país, pois os temas prioritários foram escolhidos no intuito de atender lacunas dos saberes e práticas que influenciam e impactam diretamente as condições de saúde das populações na região oeste de Santa Catarina e nas políticas públicas de saúde nos três níveis de governo (federal, estadual e municipal).

Biografia do Autor

Bruna Leticia Marques, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS- Campus Chapecó

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem.

Publicado
18-07-2019
Seção
Trabalho - Pôster