EXTENSÃO EM SAÚDE COLETIVA NO CURSO DE MEDICINA: MEDITAÇÃO E YOGA NO CAMPUS CHAPECÓ

  • Maria Eneida de Almeida Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Anne Liss Weiler Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó
  • Carolina Martins de Magalhães
  • Tália Cássia Boff
  • Carlos Renato Santos Rodrigues Filho
Palavras-chave: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Saúde Coletiva, Ayurveda, Extensão, Medicina

Resumo

Introdução

            A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), vigente desde 2006, está fundamentada no princípio constitucional da Integralidade, princípio constitucional do Sistema Único de Saúde (SUS). O Projeto Político-Pedagógico do Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) visa a ampliação da clínica na formação dos acadêmicos, o que gera uma reflexão crítica no modelo convencional e pode ser uma aliada potente para atingir esta meta.

            O Projeto de Extensão “Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - LABPICS” se orienta pelo conceito da Integralidade e mediante essa forma de olhar o processo saúde-doença se propõe a apresentar práticas corporais e mentais que promovam a saúde e melhorem a qualidade de vida das pessoas. As atividades de extensão buscam ampliar o olhar do acadêmico para contribuir com o cuidado de si, do outro e da sociedade. A medicalização da vida e da sociedade é uma realidade da contemporaneidade. Promover saúde com olhares distintos do convencional pode ampliar, integrar e complementar formas hegemônicas de tratamentos e curas. Entre outras práticas corporais e mentais institucionalizadas e em processo de implantação no SUS, Yoga e Meditação foram as escolhidas para um aprofundamento teórico e vivencial.

            A sabedoria Ayurveda postula que é na quietude da personalidade diante dos desafios cotidianos que emerge a possibilidade de conexão com o Universo. A relevância da sabedoria ancestral do Yoga tem como efeito direto o aprofundamento da prática da Meditação. A tônica dessas práticas é exercitar as glândulas endócrinas do corpo humano por meio de posturas específicas, que tem a função de promover o equilíbrio hormonal gerando um estado de tranquilidade consciente, no alcance de paz, de sabedoria e de felicidade. A Meditação é uma prática essencial para se adquirir uma mente calma, boa concentração, clareza de percepção, melhora na comunicação, florescimento de habilidades, talentos, curas, relaxamento, rejuvenescimento e habilidade de se conectar com a fonte interna e universal de energia.

            O reconhecimento e a valorização de práticas corporais e mentais que podem complementar e integrar conhecimentos convencionais em tratamentos de saúde é o objetivo central das atividades que estão sendo desenvolvidas, dando oportunidade de os acadêmicos participarem de momentos regulares de Yoga e Meditação no campus Chapecó, com conhecimentos ancestrais do Ayurveda.

 

Metodologia

            As atividades de extensão do Componente Curricular Regular Saúde Coletiva (CCR-SC) são articuladas com o LABPICS e os acadêmicos devem ter interesse temático. Para se criar momentos regulares de Yoga e Meditação para acadêmicos de um curso em período integral, a participação é estrutural, visto que o conhecimento teórico fornece os conceitos fundamentais para a realização das vivências. Além dessa base teórica há que se organizar um horário que dê possibilidade aos acadêmicos aproveitarem estes momentos. Os instrutores devem ser voluntários, com formação em Ayurveda e se integrar à proposta da extensão que visa proporcionar conhecimentos especializados oriundos do Ayurveda para promover saúde e bem-estar.

 

Desenvolvimento e processos avaliativos

Os benefícios físicos do Yoga afetam nervos, músculos e todos os órgãos, em função da pressão sobre as glândulas endócrinas, resultando na regulação da secreção hormonal e como efeito, emerge o equilíbrio das emoções e do estado mental. Dentro do conhecimento científico indiano, o Yoga disciplina e controla a mente através da prática cotidiana com desenvolvimento da consciência corporal e percepção de si. A Meditação busca o autoconhecimento, a compreensão do funcionamento da mente e das emoções, desperta a consciência e promove a saúde com melhoria na qualidade de vida. As pessoas que meditam regularmente têm consciência da própria personalidade com suas dificuldades e desafios, além de profundo conhecimento do corpo físico, afastando as perturbações e o stress, que machucam e destroem o equilíbrio, a felicidade e a saúde.

            As atividades estão sendo realizadas todas as segundas-feiras com Yoga e quintas-feiras com Meditação, na sala 109 do laboratório 2, no campus Chapecó, no horário das 11h30 às 13h. Este horário foi escolhido para aumentar a participação da comunidade acadêmica. Um dos aspectos positivos que está sendo observado é que a realização das práticas de Yoga e Meditação, sendo regulares e abertas, ou seja, sem inscrição nem cobrança de presença, dá a possibilidade de os interessados organizarem uma rotina pessoal que permita esse momento. Outro aspecto positivo é o horário escolhido, a hora do almoço, o que dá uma flexibilidade maior, sem comprometer os afazeres diários. A divulgação institucional é feita via e-mails quinzenais encaminhados pela coordenação acadêmica, por matéria no site da universidade e pelo facebook institucional. A participação da comunidade acadêmica está sendo relevante, sobretudo por acadêmicos do curso de medicina. A participação e os resultados estão sendo registrados e serão parte de um estudo posterior.

 

Considerações Finais

A participação dos acadêmicos de medicina nas atividades semanais está proporcionando um reconhecimento e uma valorização de saberes e práticas do Ayurveda, com vivências que trazem a importância da ancestralidade, da natureza e do universo para o cotidiano. Esta aproximação está sendo fundamental para a formação de futuros médicos, os quais poderão integrar e complementar outras práticas integrativas e complementares no desempenho profissional, dando ênfase à Integralidade e reforçando a política de saúde que amplia esse horizonte, a PNPIC/SUS. Todos esses aspectos são oriundos da essência do campo de conhecimento da Saúde Coletiva, que através da questão social busca a transformação pessoal, da sociedade e do mundo.

 

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC: atitude de ampliação de acesso, 2008.

______. Portaria MS 702, 21 de março de 2018. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2018/prt0702_22_03_2018.html Acesso em: 08.05.2019.

Biografia do Autor

Maria Eneida de Almeida, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó

Professora de Saúde Coletiva do Curso de Medicina UFFS-Campus Chapecó

Publicado
18-07-2019