ESTÁGIO E EDUCAÇÃO DO CAMPO: CAMINHOS PARA FORMAÇÃO DOCENTE

Caminhos para formação docente

  • Silas Cleiton Soligo Cleiton Soligo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cristine Miszewski
  • Leandro Carlos Ody

Resumo

O texto tem como foco descrever uma experiÊncia de estágio vivenciada numaturma do sétimo ano da escola do campo do munícipio de Getúlio Vargas - R,. O estágio fza parte da disciplinad de  Pesquisa e Prática Pedagógica no Ensino Fundamental - Estágio II, do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo Licenciatura – Ciências da Natureza. A metodologia utilizada foi de caráter diversificado, envolvendo a explanação teórica, a experimentação e a participação prática desenvolvidas nos espaços internos e externos, principalmente a horta da instituição. Realizamos um planejamento baseado na teoria e prática a partir do enfoque da agroecologia. De modo teórico, concedemos as informações referentes aos conteúdos curriculares e na prática, efetivamos intervenções na horta da escola. Verificamos que a temática agroecologia conduziu o processo de regência a um vasto campo de saberes, onde a manutenção cultural e a sensibilização promovem um olhar social, tanto para a ação docente quanto para aprendizagem e o futuro destes estudantes como profissionais da agricultura ou de outras áreas. Diante disso, é essencial o professor estar engajado a edificar um processo educativo que liberte o sujeito, ou ao menos atenue as dificuldades encontradas no seu contexto de vivência, ou melhor dizer, formar para a vida.  Em relação a formação docente, a integração permitiu conhecer a realidade profissional e mobilizar-se a buscar o aperfeiçoamento teórico metodológico quando necessário. Além disso, conhecer o movimento de Educação do Campo, permitiu ao futuro docente assumir uma postura contra hegemônica em relação aos percalços sociais que atuam sobre as formas camponesas de vivência e de ensino.  

Publicado
18-07-2019
Seção
Educação - Pôster