PRÁTICAS SOCIOESPACIAIS COTIDIANAS E TERRITÓRIOS DE ESCREVIVÊNCIAS

POTENCIALIDADES DA LEITURA DA OBRA/VIDA DE CAROLINA MARIA DE JESUS

Autores

  • Maria Aparecida Alves Da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Paula Vanessa De Faria Lindo Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Palavras-chave:

Resiatência, Representatividade, Racismo, Educação antirracista, Gênero

Resumo

A vida da população negra no Brasil é marcada por desafios, lutas e violências, onde são resquícios de um processo violento da constituição do país. A invisibilização de pessoas negras, de sua história e cultura, é geradora do agravamento das desigualdades sociais brasileiras. Em vista disso, o desenvolvimento do projeto, objetiva a realização de debates, grupos de estudos e ações de extensão como meio de oportunizar práticas que visam a conscientização sobre o racismo, a importância da representatividade, que contribuem para geração de autoafirmação e empoderamento de estudantes negros da educação básica e do ensino superior. O projeto tem um importante papel no desenvolvimento de práticas antirracista de forma conjunta com as escolas da rede pública de ensino da educação básica do município de Erechim/RS. Deste modo, visa-se estudar a vida e obra de Carolina Maria de Jesus em concordância com a Lei 10.639/03, para promoção de práticas reflexivas sobre temas como racismo, educação antirracista, gênero, desigualdade, preconceitos e descriminação etnico-racial.

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Alves Da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Graduanda do curso de Geografia-Licenciatura, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim.

  • Paula Vanessa De Faria Lindo , Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Docente, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim.

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Publicado

24-04-2025

Edição

Seção

Resumo expandido