DOS 20 ANOS DE APROVAÇÃO DA LEI 10.639/03 ÀS PRÁTICAS ANTIRRACISTAS EM SALA DE AULA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS

  • Luciana da Veiga Rede Municipal de Educação de Erval Grande e de São Valentim-RS
Palavras-chave: Educação antirracista, Representatividade, Lei 10.639/03

Resumo

Este texto tem como objetivo relatar uma prática antirracista desenvolvida em agosto de 2023, durante as aulas de Arte, com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Azídia dos Santos Capelari, na cidade de São Valentim, RS. Tivemos como objetivo problematizar o uso do lápis “cor de pele” usado por eles para pintar representações humanas. Como metodologia pedimos aos estudantes um desenho por observação que deveria ser feito a partir de dois quadros com imagens de mulheres negras. Também disponibilizamos caixas de lápis de cor com diferentes “tons de pele” e folhas de papel ofício A4. Para fundamentar teoricamente nossa escrita recorremos a Camila Boucinha (2014), Beatriz Soares Benedito (2023) e Beatriz Dorfman (2007). Os resultados aqui apresentados demonstram que a lei 10.639/03 foi uma conquista importante. Porém, nas práticas em sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental, ainda há uma escassez na abordagem dos temas referentes a História da África e da cultura negra no Brasil.

 

Publicado
10-04-2024
Seção
Resumo expandido