Livro didático de Matemática e Paulo Freire: enlaces interdisciplinares

Autores/as

Palabras clave:

Educação Matemática, Ensino Médio, PNLD, políticas públicas educacionais, práxis

Resumen

O livro didático de Matemática, a partir da concepção de Paulo Freire, como recurso de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino Médio em uma escola da rede pública estadual de ensino em Erechim/RS configura-se tema desta pesquisa de Mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A pesquisa se insere na área de concentração Saberes e Identidades e se afilia à Linha de Pesquisa 2: Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas. Ao compreendermos que educamo-nos mutuamente "mediatizados pelo mundo", entendemos o livro didático como mediatizador no processo de ensino e aprendizagem à medida que sua história se constitui em consonância às políticas públicas de escolarização e reflete as concepções pedagógicas, bem como os aspectos sociopolíticos dos processos que envolvem a educação pública no Brasil. Desse modo, livro didático e História da Educação Matemática compõem-se indissociáveis. Assim, as concepções teóricas sobre livro didático o evidenciam como organizador e guardião da cultura e do conhecimento escolares e componente do triângulo básico da história cultural a partir da relação estabelecida entre o texto, o livro e a leitura. Além disso, é indissociável das condições de seu tempo de produção, publicação e circulação e, portanto, instrumento pedagógico e objeto cultural, produto mercantil e editorial e resultado das políticas públicas de escolarização e das práticas didáticas permeados por complexas relações ao mediatizarem a apreensão dos saberes escolares.

Biografía del autor/a

  • Fernanda Schons, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Fernanda da Silva Schons é educadora há mais de vinte anos. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui formação em Ensino Médio Profissional - Magistério pela Escola Estadual Normal José Bonifácio (Erechim/RS) e graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Tem experiência docente em diversas disciplinas, com destaque para Matemática, Física, Química e Biologia - além de ministrar aulas de Inglês, Literatura e Língua Portuguesa. Seu interesse de pesquisa está centrado no ensino de matemática, sobretudo com os temas: livro didático, políticas públicas educacionais, ensino e aprendizagem na educação básica, tecnologias digitais no ambiente escolar e educação matemática. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T) e o Grupo de Pesquisa em Educação Emocional (GRUPEE).

Publicado

12-06-2025