O CURRÍCULO DE SÃO PAULO E A MULTICULTURALIDADE EM SALA DE AULA

Autores

  • Luis Guilherme Vieira Universidade Federal da Fronteira Sul/ Graduando
  • Everton Bandeira Martins Professor Assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria.

Resumo

Inicialmente neste trabalho temos por objetivo compreender o documento curricular, a partir de Sacristan (2000), em seguida usamos dessa compreensão para a análise do currículo do estado de São Paulo, com foco no componente curricular de História, unido a perspectiva do próprio currículo com relação aos seus objetivos. Em um segundo momento procuramos identificar como o currículo identifica o professor e a autonomia do mesmo. Isto em contraponto com o ambiente multicultural que é a sala de aula, e a escola, segundo Acosta (2013). Em consonância com estas perspectivas elaboramos entrevistas com professores da rede estadual de ensino, para que respondessem um questionário a fim de fornecer subsídios para a reflexão sobre as questões centrais do presente trabalho. Por meio disto observamos que o currículo deixa as peculiaridades do ambiente multicultural a responsabilidade da autonomia docente, sendo este o responsável por fazer as adaptações necessárias.

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Publicado

06-11-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa