Formação Inicial de Professores no Curso de Pedagogia e a Utilização de Tecnologias Informáticas
Resumo
O presente estudo tem como tema de investigação a formação inicial de professores nos Cursos de Pedagogia em duas universidades do município de Erechim no que se refere ao uso de tecnologias informáticas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas. Os objetivos primordiais voltam-se para investigar de que forma as tecnologias informáticas estão inseridas nos Cursos de Pedagogia, modalidade presencial, destas universidades, tendo em vista o desenvolvimento de práticas pedagógicas na Educação Básica e apresentar uma proposta aos Cursos participantes da pesquisa, com a sugestão de objetos educacionais gratuitos que contribuam para a integração do uso de tecnologias em consonância com o currículo escolar da Educação Básica. A metodologia volta-se para um estudo qualitativo que tem por instrumentos de coleta de dados questionário e entrevista semi estruturada e a análise dos Projetos Pedagógicos – PPCs e grade curricular destes cursos superiores, tendo como amostra os estudantes do último semestre dos Cursos de Pedagogia e os professores que ministram componentes curriculares relacionados as tecnologias informáticas. A organização e análise dos dados ocorrerá a partir de categorias de conteúdo e obedecerá três fases pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação pautada na revisão teórica realizada. Espera-se que ao final desta pesquisa possamos contribuir para a construção de um diagnóstico quanto a utilização de tecnologias informáticas na formação inicial de professores destes Cursos de Pedagogia, tanto no que se refere aos seus documentos norteadores como Projetos Pedagógicos - PPCs e grades curriculares, quanto as práticas realizadas a fim de instrumentalizar os futuros professores que atuarão na Educação Básica. O produto final deste estudo será a construção de uma proposta de utilização de objetos educacionais gratuitos que contribuam para estimular a integração do uso de tecnologias em consonância com o currículo escolar da Educação Básica.
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