O tema desta comunicação trata acerca da primeira etapa do Projeto de Ensino intitulado Leitura e Produção Textual: práticas de letramento acadêmico-científico na monitoria da UFFS – Campus Realeza, em um processo de interação com o Centro de Línguas da U

Autores

  • Ramunielly Bonatti Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Márcia Adriana Dias Kraemer UFFS
  • Pamela Ta´ís Klein Capellin UFFS

Resumo

O tema desta comunicação trata acerca da primeira etapa do Projeto de Ensino intitulado Leitura e Produção Textual: práticas de letramento acadêmico-científico na monitoria da UFFS – Campus Realeza, em um processo de interação com o Centro de Línguas da Universidade Federal da Fronteira Sul, do mesmo local, que inicia no segundo semestre do ano de 2018 e tem vigência até o primeiro semestre do ano de 2019. São contemplados, pelo Projeto, universitários dos cursos de Licenciatura em Letras Português e Espanhol, Ciências Biológicas, Física e Química, bem como Nutrição  e Medicina Veterinária, além de técnicos da UFFS, Campus Realeza e comunidade externa. O intuito é promover práticas de letramento acadêmico-científico, na tentativa de auxiliar o aprimoramento do ensino e da aprendizagem do público-alvo, integrando os conteúdos curriculares, por meio da mediação da linguagem em suas mais diferentes modalidades. Para tanto, em um primeiro momento, propõe-se o mapeamento dos interesses e necessidades dos acadêmicos e técnicos desse contexto de produção, em relação às práticas de leitura e de produção textual, a fim de estabelecer quais estratégias didático-pedagógicas tornam-se pertinentes, no intuito de atingir o objetivo proposto. A partir disso, são ofertadas oficinas, visando ao desenvolvimento do letramento acadêmico/científico, relacionados à capacidade de compreender e de interpretar linguisticamente os fatos, acontecimentos ou processos que podem ser observados na natureza e na sociedade. Propicia-se, aos participantes do Projeto de Monitoria de Ensino, o estudo dos aportes teóricos relativos à Análise Dialógica do Discurso e do letramento acadêmico-científico, à luz da Linguística Aplicada, assessorando a inserção adequada desses estudantes em suas comunidades de prática universitária. O resultado alcançado, no primeiro momento, relaciona-se ao fato de que a maioria do público-alvo manifesta interesse em aprimorar o conhecimento em dois eixos de ensino e de aprendizagem de língua materna: leitura e produção textual acadêmica.

Biografia do Autor

  • Ramunielly Bonatti, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza

    Sou graduanda em Letras Português e Espanhol licenciatura, pela Universidade Federal Fronteira Sul, pibidiana.

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Publicado

23-10-2018

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Ensino