PRÁTICAS DE LETRAMENTOS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE LETRAS DA UFFS – CAMPUS REALEZA.
Resumo
A recente incorporação dos estudos acerca dos letramentos no Brasil é acompanhada de muitas incógnitas e de diferentes perspectivas, propiciando um campo fértil para as reflexões linguísticas. Com efeito, delimita-se tematicamente este trabalho de investigação científica na análise de como esse fenômeno efetiva-se a partir das experiências vivenciadas pelos discentes das fases finais do Curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza. Nesse viés, a pergunta que norteia esta pesquisa questiona em que medida esses sujeitos apresentam participação periférica legítima como aprendizes, por meio de práticas de letramento acadêmico-científico, para a inserção proficiente em uma comunidade de educadores. O objetivo do trabalho é analisar pressupostos teóricos referentes ao desenvolvimento de capacidades de leitura e de escrita vinculadas à formação inicial do professor de língua materna, para responder à pergunta proposta. Justifica-se, portanto, a investigação, uma vez que a constituição de sujeitos letrados na esfera acadêmica é sinônimo de interação dialógica e de uso da língua como ação social. A pesquisa caracteriza-se como teórico-prática, com abordagem quantitativa e qualitativa das informações, além de fins explicativos. A geração de dados acontece no período de 2018, por meio de documentação indireta – bibliográfica e documental -, bem como direta - de caráter extensivo, em questionários aplicados a acadêmicos; e intensivo, em entrevista semiestruturada dirigida aos docentes do Curso delimitado. A análise e a interpretação dos dados têm como método principal o hipotético-dedutivo, com procedimentos técnicos de cunho histórico, comparativo e monográfico. Entende-se que este trabalho contribui para as reflexões acerca de como os professores em formação inserem-se no ambiente de práticas sociais situadas a partir dos letramentos, em específico o acadêmico-científico. Desse modo, ressaltam-se particularidades do ambiente formativo em que os discentes de licenciaturas são atores sociais, ao vivenciarem suas atividades letradas e os processos autorais que advém desses discursos. Logo, os benefícios de se discernir sobre a questão são de âmbito pedagógico, linguístico, histórico, social e cultural, uma vez que a pesquisa abarca a triangulação de dados de diferentes teorias das ciências humanas, com caráter etnográfico e de estudo de caso. Assim, a partir das informações geradas, destaca-se a principal contribuição da pesquisa que é a de possibilitar o mapeamento dos resultados oriundos da formação acadêmica a que esses participantes têm acesso no Curso de Letras Português e Espanhol da UFFS, Campus Realeza, com vistas de analisar os processos constitutivos de letramento.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.